A tensão pré-menstrual, mais conhecida pela famosa sigla TPM, ocorre devido às alterações normais dos hormônios durante o ciclo menstrual. É caracterizada por alguns sintomas físicos, psicológicos e comportamentais durante cinco a 10 dias antes da menstruação. Uma forma de aliviar esses sintomas é a alimentação.
E para esse período não se tornar uma fase ainda mais irritante, a FolhaBV conversou com a nutricionista Talita Nascimento, que explicou quais alimentos as mulheres devem evitar e os que podem ser inserido na dieta.
“Existem alguns alimentos que agravam os sintomas da TPM, os que devem ser evitados nesse período como café, chás e cafeinados, pois eles aumentam a produção de hormônio causador do estresse piorando sintomas como a irritabilidade, ansiedade e oscilações de humor”, explica Talita.
A nutricionista recomenda adicionar mais frutas e cereais na dieta pois esses alimentos ajudam a diminuir as dores abdominais.
“Durante o período os alimentos mais indicados para inserir na dieta são cereais integrais, verduras e legumes, frutas laxativas como: ameixa, mamão, laranja e abacate. É uma boa incluir frutas diuréticas como melancia, melão e abacaxi pois elas ajudam a regular o intestino e a diminuem o desconforto abdominal”, recomendou a nutricionista Talita.
É normal na TPM o desejo por doces aumentar, principalmente chocolate, mas a nutricionista afirma que não qualquer chocolate que é pode ser consumido nesse momento.
“Chocolate com o mínimo de 50% de cacau, pode ser usado para aliviar os sintomas e dores menstruais graça a presença de aminoácidos, vitaminas, minerais e substâncias antioxidandes além de conter tirosina uma substância que estimula não só a liberação de endorfina, como também a produção de serotonina e dopamina proporcionado bem estar”, aconselhou.
Ressaltou ainda o que bebidas alcoólicas devem ser evitadas ao máximo.
“O álcool piora ainda mais as dores de cabeça, as alterações do humor e cansaço por isso não são recomendadas durante a TPM”, concluiu a nutricionista.