Cotidiano

Instituições assinam termo de cooperação técnica para formação de professores indígenas

Parceria entre as instituições para a implementação já existe desde novembro de 2014, no entanto, por questões legais, só agora foi possível a oficialização por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica

Na manhã desta quarta-feira, 24, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica, Administrativa, Científica e Pedagógica entre o Instituto Federal de Roraima (IFRR), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Roraima (UERR) com o objetivo de fortalecer a colaboração interinstitucional para a execução e a operacionalização da Ação Saberes Indígenas na Escola.

A parceria entre as instituições para a implementação já existe desde novembro de 2014, no entanto, por questões legais, só agora foi possível a oficialização por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica.

A principal finalidade da Ação Saberes Indígenas na Escola é promover a formação continuada dos professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais da educação básica, nas comunidades indígenas do estado, buscando ampliar as possibilidades de formação, com infraestrutura física e humana adequadas ao ensino de qualidade.

Para o reitor do IFRR,  Ademar Araújo, o objetivo do projeto é buscar garantir o resgate da língua materna dos povos indígenas do estado.  “Porque hoje muita dessas comunidades estão perdendo a tradição de falar a sua língua de origem, e essa ação visa também colocar como rotina nas comunidades essa prática”, disse.  

Segundo Regys Freitas, reitor da UERR, a Universidade Estadual tem uma estrutura que permite levar ensino superior para todos as localidades onde o projeto tem atuação. “E a parceria que firmamos é justamente para reafirmar esse compromisso com o estado de Roraima, principalmente com as comunidades indígenas, na busca principalmente do resgate a memoria, num processo de formação de letramento e numeramento dessas comunidades, portanto, nós estamos contribuindo para que esses povos se auto-determinem”, pontuo Freitas.

A reitora da UFRR, Gioconda Martinez disse que o projeto visa valorizar os saberes e a cultura dos povos indígenas de Roraima. “E a universidade federal vai colaborar com sua experiência na área do magistério indígena que, por intermédio dos professores do Instituto Insikiran buscaremos alcançar os objetivos do projeto, que é atender a todo o estado”, informou.  

Com a efetivação dessa parceria para a operacionalização da Ação Saberes Indígenas, o IFRR promove, sobretudo, a adoção de políticas afirmativas, bem como a democratização do acesso, da permanência e do êxito, nesse caso, em programa de formação continuada dos professores indígenas, os quais, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de capacitação, ficando, assim, em desvantagem profissional e social.

Matéria completa na Folha impressa de amanhã (25)