Na revista de hoje (24), na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), uma jovem de 22 anos foi detida, quando tentava ingressar no local com um celular colado nas costas. A agente penitenciária que fazia a revista notou o barulho do plástico e detectou o aparelho.
O caso aconteceu por volta das 11 horas, quando a jovem Maria Renilda Costa Gomes chegou à unidade prisional e informou aos agentes de plantão que iria à Administração. Porém, ao ser submetida à revista de rotina, uma agente penitenciária percebeu um barulho estranho na blusa da mulher.
Depois de verificar nas costas da jovem, a agente detectou um smartphone colado com fita adesiva. Conforme o diretor da unidade prisional, Henrique De La Roque, além das providências administrativas, Maria Renilda foi encaminhada ao 5° Distrito Policial para procedimento de apuração. “A Comissão disciplinar deve providenciar a proibição da visita dela ao presídio”, informou.
LEGISLAÇÃO
O crime de ingresso de pessoa, portando aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional, está previsto na lei 12.012, de 6 de agosto de 2009, acrescentou o artigo 349-A ao Código Penal Brasileiro.
Conforme o artigo, o crime prevê a pena de detenção de três meses a um ano.