Que o tempero é o responsável por garantir o sabor de um prato, todo mundo já sabe. Mas saber a procedência do ingrediente pode fazer toda a diferença na sua saúde.
O uso de temperos prontos, industrializados, aqueles encontrados em supermercados, é um hábito comum entre muitas famílias por economizar tempo no preparo da refeição. Mas será que vale a pena ingerir produtos nada saudáveis se é há opções naturais e ainda mais saborosas?
Segundo a profissional de nutrição, Maria Assis, os temperos prontos de supermercados são fontes de muito sódio, gordura trans, açúcares, conservantes e aromatizantes. Esses itens industrializados também podem contribuir para o desenvolvimento de doenças, como hipertensão e diabetes.
“São muitos ingredientes artificiais num produto só. Então é muito melhor substituir por temperos naturais”, informou.
A chefe de cozinha Denise Rohnelt explicou que os tipos de temperos naturais variam bastante, vão desde alho, colorau, pimenta do reino a coentro, salsa, alecrim e manjericão.
“Na minha cozinha, eu raramente ponho sal na comida, porque os temperos caseiros proporcionam todo o sabor que o prato precisa. O segredo é saber usar eles de acordo com o gosto de quem vai comer”, disse.
Para facilitar a vida, Denise aconselhou a criar uma mini-horta em casa e plantar várias hortaliças que podem ser usadas no dia a dia, como cheiro verde, manjericão, alecrim, e até pimenta-de-cheiro.
“Tem gente que não sabe como temperar comida, então é legal seguir algumas combinações já conhecidas, como exemplo:, têm a pimenta de cheiro e o coentro, que são mais utilizados em peixes e frutos do mar, já no arroz geralmente se utiliza alho e cebola. Só que tudo isso varia de acordo com o gosto da pessoa, a cultura dela e onde mora”, afirmou.
Quem se identificou com a fala da chefe, vai adorar a dica de tempero caseiro que ela deu. Então, anota aí:
Tempero básico
Ingredientes
02 cebolas grandes
04 cabeças de alho
02 colheres (sopa) de sal refinado
02 colheres (sopa) de azeite de oliva
Coentro ou salsa ou cúrcuma (opcional) à gosto.
Modo de fazer:
Em um processador, bata a cebola, o alho, o sal e o azeite até criar uma pasta. Acrescente o coentro, a salsa ou açafrão da terra se quiser adicionar mais um sabor e cor aos pratos. Bata mais um pouco e coloque a mistura em um pote de vidro limpo e esterilizado com água quente e tampa. Depois de pronto, pode guardar na geladeira por até quatro meses.
Caldo caseiro de legumes
Ingredientes:
02 talos de salsão com as folhas
01 cebola grande
01 alho poró
01 cenoura grande
02 folhas de louro
01 trouxinha de ervas frescas como salsinha, manjericão, tomilho.
2 litros de água
Modo de fazer:
Em uma panela coloque a água em temperatura natural, os legumes cortados em pedaços grandes e a trouxinha de ervas frescas. Leve ao fogo até ferver, depois diminua e deixe cozinhar por 30 minutos. Quando estiver pronto, coe o caldo, deixe esfriar e congele ele em uma forma de gelo para fazer cubinhos de caldo. Para que não haja desperdício, descarte apenas o louro e as ervas frescas. e utilize os legumes em um arroz ou salada.