Com o objetivo de apresentar resultados de estudos, pesquisas, o livro Interconexões: Educação, Ciência e Tecnologia no Contexto Amazônico será disponibilizado em QR Code para a população.
Com 14 publicações científicas de profissionais do Instituto Federal de Roraima (IFRR), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o livro apresenta também relatos de experiências exitosas de práticas educativas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e inovação tecnológica.
Publicado por meio de parceria entre a Editora Alexa Cultural, de São Paulo, e a editora da Ufam, o livro integra a coletânea Diálogos interdisciplinares.
Um dos autores Shigeaki Alves, explicou sobre o surgimento da ideia do livro. Tendo em vista, que será acessível a toda a população.
“Essa plataforma tecnológica amplia a difusão cientifica, que é almejada no campos da ciência. Temos como meta a sensibilização para as politicas públicas cientifico cultural em um momento em que a pandemia coloca os desafios para que nós pesquisadores saibamos lidar com essa atmosfera”, explicou Alves.
“O diferencial do Interconexões é reunir profissionais de diversas áreas do conhecimento e socializar experiências que servem de modelo para outros contextos. Além de integrar a ciência à arte e à cultura por meio da ilustração que vem na capa, que é uma representação da obra “Graficódico”, do artista plástico Amazoner Arawak”, destacou Pétira Maria dos Santos, também organizadora da obra .
Para Alves, empreender em produção editorial na Amazônia é consolidar a socialização dos saberes e conhecimentos, viabilizando a ampla difusão científica em torno das temáticas e interpretações amazônicas.
“Trata-se da democratização do acesso à leitura e a estudos consistentes, seja por meio tradicional do livro coletânea, seja por meio do livro em formato eletrônico de fácil acesso, via internet, para ser baixado gratuitamente. Mediante esforços coletivos, eles tomam projeções globais em prol do bem comum da humanidade e da sustentabilidade do planeta”, disse.
A obra é organizada pelos docentes e pesquisadores Virginia Albuquerque, jornalista do Campus Boa Vista do IFRR e Pétira Maria dos Santos, professora aposentada da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
LANÇAMENTO- O lançamento será de forma presencial e ocorrerá na próxima segunda-feira, 16, às 19 horas, no Plenarinho Valério Caldas de Magalhães, mini auditório da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR).
Além disso, ocorrerá uma exposição artística com as principais obras de Arawak, a apresentação musical do flautista Eliel Bergue Valente, licenciando em música pela UFRR, e a apresentação ritualística Maruai de Pajelança, com a Pajé Vanda da Silva Domingos Macuxi.