Cotidiano

Mesa Redonda vai debater os 15 anos da Lei Maria da Penha em Roraima

A mesa redonda será coordenada pela deputada Yonny e terá como palestrantes a ativista Luiza Brunet e a advogada Fayda Belo

Nesta terça-feira, 17, a partir das 9h30, será realizada na Assembleia Legislativa de Roraima a Mesa Mesa Redonda “15 anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios para o combate à violência doméstica e familiar”. O evento é coordenado pela deputada Yonny Pedroso (Solidariedade), presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALERR, e tem como palestrantes a ativista Luiza Brunet e a advogada criminalista especializada em crimes de gênero e feminicídio, Fayda Belo.

As inscrições ainda estão abertas no site da Assembleia, no endereço al.rr.leg.br para participação virtual. As vagas presenciais já esgotaram. “Os participantes vão receber certificados, que contarão como horas complementares para os estudantes de nível superior. Além disso, toda a população poderá acompanhar essa importante discussão, através da TV Assembleia, que vai transmitir ao vivo, pelo canal 57.3”, informou Yonny Pedroso.

A Mesa Redonda faz parte da programação alusiva ao Agosto Lilás, uma campanha nacional de combate à violência doméstica e que deverá ser instituída oficialmente em Roraima, através de projeto de lei da deputada Yonny.  “Além disso, esse evento celebra os 15 anos da Lei Maria da Penha, que define o que é a violência doméstica, tipifica os crimes e prevê as penalidades aos agressores de mulheres”, acrescentou a parlamentar.

AGENDA

As palestrantes da Mesa Redonda chegam nesta segunda-feira a Roraima, por volta de meio-dia. À tarde, Luiza Brunet, Fayda Belo e a deputada Yonny participam de reuniões com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, às 17h, no gabinete da Presidência.

Às 18h está previsto um encontro com o governador Antônio Denarium, a primeira-dama Simone Denarium e a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Tânia Soares, no Palácio Senador Hélio Campos.

Após, elas participam da iluminação do prédio da Assembleia Legislativa com a cor lilás, que simboliza o combate à violência doméstica.

Na terça-feira, haverá entrevista coletiva antes do início do Mesa Redonda e no período da tarde, Luiza Brunet, Yonny Pedroso e a advogada Fayda Belo vão se reunir com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, às 16h30, no Palácio 9 de Julho.  Após, as palestrantes vão visitar o mirante Edleuza Lóz, para conhecer a melhor vista da cidade.

A agenda será encerrada na quarta-feira, com visita à Casa da Mulher Brasileira e a Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Roraima). “Em todas as reuniões, o tema será a prevenção e o combate à violência doméstica em Roraima”, finalizou Yonny Pedroso.