Cotidiano

Caminhão carregado de bananas tomba em vicinal no sul do estado

O caso ocorreu na Vicinal 29 em São João Baliza

As condições das pontes e estradas no sul do estado tem afligindo os moradores da região. A FolhaBV recebeu denúncias sobre a ponte da Vicinal 26 em São Luiz/RR, eles relatam que há mais de quatro anos estão esperando a reforma da ponte, no entanto nenhuma providência ainda foi tomada.

“A ponte sofre alagações em períodos chuvosos, as madeiras são levadas, a estrutura da ponte fica totalmente solta e quando tem enchente ninguém consegue passar por ela” relata um morador. Ele acrescenta que “não há nenhuma sinalização, só uma placa do governo”.


Essa ponte dá passagem para escoar produtos produzidos pela região como frutas e verduras (Foto: Divulgação)

Além disso, no município de São João da Baliza a situação da Vicinal 29 tem causado transtornos para os caminhoneiros e motoristas que passam por lá. Devido às fortes chuvas nesse período em Roraima as estradas que não são revitalizadas sofrem impactos, o que impede a passagem de veículos.

Um vídeo mostra um caminhão que tentou passar pela vicinal e acabou tombando.

A reportagem entrou em contato com o Governo que emitiu a seguinte nota:

A Secretaria de Infraestrutura informa que a manutenção de pontes e vicinais é de responsabilidade das prefeituras.

No entanto, sabendo da necessidade da população, as pontes da Vicinal 26, no município de São Luiz, serão substituídas por pontes de concreto, no padrão do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre.

A empresa responsável pela obra está atuando no momento na retirada das madeiras e foram colocadas placas de sinalização no local para evitar acidentes.

Informa ainda que as equipes que estão executando o serviço aguardam diminuir o volume de água para fazer escoramento ou qualquer tipo de pré-trabalho na região.

Sobre a situação da Vicinal 29 de São João da Baliza, o Governo do Estado mandou a seguinte nota:

“A manutenção de estradas vicinais e pontes são de responsabilidade das prefeituras dos municípios. Na ausência de recursos da administração do município, o Governo do Estado contribui com a execução dos serviços, uma vez que a população não pode ser prejudicada.

Dessa forma, a Secretaria de Infraestrutura informa que na região tem equipes fazendo serviços auxiliando a Prefeitura do município, mas devido a forte chuva na localidade, não é possível executar uma ação definitiva.

É importante ressaltar que o trabalho de terraplenagem não tem como ser executado mediante chuva. Os trabalhos de aterros que estão sendo feitos no local, com as cargas e caminhões passando no local não têm como serem mantidos em período chuvoso.”