Polícia

Bombeiros assumem buscas por avião desaparecido em área de garimpo

Uma equipe com quatro bombeiros especialistas em buscas terrestres, será lançada, por helicóptero, próximo ao local indicado nos últimos sinais de GPS emitidos pelos equipamentos da aeronave

Após o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ), unidade da Força Aérea Brasileira ter informado a suspensão das buscas pela aeronave desaparecida na região da Serra do Querosene, aérea Yanomani, desde o dia 4 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou que iniciou, nesta terça-feira, 17, as buscas terrestres a procura dos três ocupantes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe com quatro bombeiros especialistas em buscas terrestres, será lançada, por helicóptero, próximo ao local indicado nos últimos sinais de GPS emitidos pelos equipamentos da aeronave.

O CBMRR informou ainda que tomou conhecimento do desaparecimento da aeronave e dos ocupantes no domingo, dia 08, e acompanhou as buscas que estavam sendo realizadas pelas equipes de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB), no entanto, a realização das buscas terrestres pelo CBMRR só poderia iniciar após autorização da FAB, que ocorreu somente na manhã desta segunda-feira. 

“Como nada foi localizado pelas equipes da FAB, os bombeiros militares do CBMRR tentarão localizar algum vestígio do avião no solo, abaixo da copa das árvores. O local do último sinal GPS é de difícil acesso e com terreno de difícil locomoção. A equipe está deslocando preparada para uma missão com duração de 5 a 7 dias e manterão contato através de sistema de telefonia via satélite (telefone satelital), realizando atualização das informações sobre a missão diariamente”, completou a nota.

O CASO – A aeronave saiu de Boa Vista para a área de garimpo. Estavam o piloto, o mecânico do avião e o dono da aeronave. Eles deveria ter chegado ao destino as 14 horas do mesmo dia, o que não ocorreu. A aeronave de prefixo PU-POT decolou da zona rural de Boa Vista rumo à uma região de garimpo na terra indígena Yanomami, na região do Homoxi, município de Iracema, na quarta-feira (4).

No sábado (7), a esposa do piloto Cristiano Nava da Encarnação procurou o 5º Distrito Policial para informar o desaparecimento. Segundo ela, o marido estava acompanhado de outros dois homens na aeronave, Antônio José Oliveira da Silva, de 46 anos, e o mecânico Wallace Gabriel.

A esposa afirmou que a última vez que o localizador indicou onde o avião estava foi às 9h26, após isso perderam contato, em uma região depois da “Serra do Querosene”, próximo à comunidade do Uxiú.