Uma garça da mata foi resgatada nesta quarta-feira (17) pela Companhia de Busca e Salvamento (CBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR).
A ave estava no terreno de uma residência no bairro 13 de setembro. O animal foi encontrado com uma das asas machucadas e, segundo os bombeiros, provavelmente caiu no terreno durante o voo e permaneceu por não conseguir de voar.
A proprietária da casa capturou a ave com um balde e acionou os bombeiros. Mas ao tentar pegar o animal, a garça acabou atacando a dona da residência, acertando o bico no supercílio, muito próximo do globo ocular. Ela teve apenas um leve corte com sangramento.
Garça
Conhecida também como socó-azul, garça-da-guiana e socó-beija-flor, por conta do bico avantajado, esta garça brasileira é a espécie que apresenta a plumagem com o maior número de cores.
Grande, chega a medir 73 centímetros de comprimento. Além disso, seu bico atinge entre 14 e 15 centímetros, comparável a um florete da esgrima. Seu pescoço também é muito longo e fino, bem como os seus dedos são bem curtos (adaptados para a vida arbórea que esta ave tem).
Ao contrário de outras espécies de garças, que costumam andar em águas rasas e em áreas abertas, esta nem é avistada com frequência. Ao menor alarme, voa ou procura esconder-se em árvores e emaranhados de cipós.