Cotidiano

Confiança do empresário roraimense apresenta melhor resultado desde abril

A confiança dos empresários cresceu pelo quarto mês seguido

Os empresários em Roraima estão mais otimistas, a expectativa das empresas aumentou e apresenta o melhor resultado desde abril de 2020. Os dados são da pesquisa ICEC – que mede o Índice de Confiança do Empresariado do Comércio, elaborada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio.

A confiança dos empresários cresceu pelo quarto mês seguido. Segundo o economista Fábio Martinez, assessor econômico da Fecomércio/RR, “O índice em Roraima mostra 121,0 pontos em agosto deste ano. A evolução se deu em todas suas três dimensões: condição atual da empresa, expectativa e investimentos. Os números revelam que os empresários estão mais dispostos a investir no seu negócio e contratar novos funcionários”.

O resultado mostrou a continuação da tendência de incremento da confiança dos empresários. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, reforça que a proporção de pessoas vacinadas no País está diretamente ligada à resposta do setor, ainda muito dependente das vendas presenciais. “Mesmo com alta digitalização do comércio e adoção de serviços de delivery, seja em shopping centers ou lojas de rua, é um segmento que tende a acompanhar essa movimentação física de pessoas”, explica Tadros.

2º semestre mais otimista

O indicador aponta um segundo semestre mais positivo, com as vendas impulsionadas com as datas comemorativas, como o Dia das Crianças, Black Friday e as festas de fim de ano.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD-RR, Ademir dos Santos, o avanço da vacinação pode melhorar ainda mais a confiança dos empresários. “Percebemos um aumento nas vendas e muitos comerciantes já estudam a possibilidade de contratar novos colaboradores. Estamos vivendo um momento de retomada da economia, mas não devemos esquecer dos protocolos de saúde para garantir um comércio aberto e saudável”, completou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima.