Pais, familiares ou quaisquer pessoas que cuidem de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem entender mais sobre como lidar com este público em um treinamento oferecido pelo curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A capacitação será remota.
A professora doutora Soraya Ramirez, coordenadora da atividade, explicou que a iniciativa surgiu das demandas durante a pandemia, momento em que os atendimentos a crianças e adolescentes “são restritos ou inexistentes”. “Desde o ano passado recebemos solicitações de pais pedindo orientações sobre como lidar com crianças com TEA”, destacou.
Devido aos riscos do atendimento presencial com crianças, foi pensada uma estratégia em formato remoto, em que pais ou cuidadores possam receber suporte para lidar com comportamentos das crianças com TEA, por exemplo, estereotipias [comportamentos motores ou verbais repetidos] e dificuldades de comunicação.
“Não é um curso de especialização para profissionais ou outras pessoas. São intervenções pontuais a partir das demandas dos pais que estão com dificuldades para lidar com seus filhos dentro do contexto de pandemia”, detalhou.
No treinamento, serão dadas orientações para a realização de atividades junto às crianças e adolescentes com TEA, para desenvolvimento de atividades de acordo com as suas faixas etárias, para o desenvolvimento de habilidades. Os participantes do curso também poderão ser capacitados para acompanhamento das atividades escolares, entre outras estratégias de intervenção viáveis no lar.
As intervenções serão realizadas por acadêmicos dos últimos anos do Curso de Psicologia da UFRR, sob supervisão. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) 095 9917-10722.