Cotidiano

ANEEL vai abrir procedimento para apurar o apagão em Roraima

Na noite desta segunda-feira, Roraima sofreu um apagão por quase 2 horas

O deputado federal Hiran Gonçalves (Progresssitas/RR) protocolou nesta terça-feira (24/08), o pedido para abertura de uma comissão de sindicância extraordinária para investigar as causas das constantes queda de energia em Roraima.

“Ontem a capital do Estado e vários municípios ficaram quase duas horas sem energia. Roraima é o único Estado da Federação que não está ligado ao Sistema Nacional de Energia e isso é um grave problema, já que constantemente são registradas quedas de energia no nosso estado”, afirma o parlamentar.

O diretor-geral da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, informou que vai investigar o apagão ocorreu em Roraima. “Vamos acionar imediatamente a superintendência de fiscalização para apurar o que realmente aconteceu e quais as medidas poderão ser tomadas para evitar possíveis apagões. Mas, sabemos que em Roraima o que vai resolver definitivamente esse problema de energia, será a inauguração da Usina de gás natural Jaguatirica e a ligação ao Sistema Nacional com o Linhão de Tucuruí, substituindo as usinas de óleo diesel”.

Durante a reunião na ANEEL, acompanhado do senador Mecias de Jesus (Republicamos/RR), o deputado federal Hiran Gonçalves recebeu a notícia que a inauguração está prevista ainda para esse ano e com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido). “Isso é uma boa notícia! Sabemos da importância dessa usina de gás natural para resolver o problema energético de Roraima”, complementa Hiran Gonçalves, que é vice-líder do governo.

Usina Jaguatirica II

A usina termelétrica de Jaguatirica II, está localizada na região do Bom Intento, zona Rural de Boa Vista. O empreendimento deve gerar 130 megawatts de energia, que corresponde a 54% da capacidade energética de Boa Vista, que atualmente gira em torno de 240 megawatts.

As fases de testes começaram no primeiro semestre de 2021 e a previsão é inaugurar a usina ainda este ano. O Ministério de Minas e Energia leiloou 294 megawatts e a Eneva contratou 130.

Leia mais:

https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Roraima-sofre-apagao-de-energia-por-quase-2-horas/79139