A tradicional festa junina no Parque Anauá voltou, e com toda pompa. Todas as noites, até o dia 3 de julho, a população pode dançar forró pé de serra, apreciar pratos típicos do período e prestigiar as apresentações de 24 quadrilhas, 15 grupos folclóricos e 25 bandas locais. Tudo isso tem início às 18h30 e termina 1 hora da manhã.
O Arraial Macuxi – A força da Sinhá na terra de Makunaíma tem atração para todos os públicos. No Anfiteatro Luiz Celestino da Luz, as quadrilhas participam de um concurso, que definirá a colocação nos grupos de acesso e especial para as disputas do próximo ano. Na praça de alimentação, a criançada além de degustar os sabores juninos, pode interagir com show de palhaços e grupos folclóricos. No forródromo, o arrasta pé é garantido com as apresentações de bandas locais de forró e outros ritmos musicais.
Na primeira noite (24), o público lotou as arquibancadas do anfiteatro para assistir a quadrilha da Rede Cidadania Melhor Idade, da Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social) e torcer para os candidatos à majestade junina. Vinte e quatro pares concorreram à premiação. Com 49,8 pontos, foi escolhido o rei Oziel Maciel, da quadrilha Xamego da Roça e a rainha, com 50 pontos, foi Rayane Sales, da Coração Caipira. Durante os 10 dias de festa, o casal vai imperar todas as noites.
“O nosso Arraial além de fortalecer a cultural local, resgatar a tradição dos grupos folclóricos, visa ainda incentivar a geração de renda. Que essas 10 noites sejam coroadas de muita alegria e de muita comemoração”, disse a governadora Suely Campos, na abertura do evento.
PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira, dia 26, a festa inicia às 18h30 com a recepção do palhaço Léo no portal de entrada do Parque Anauá. No anfiteatro, a partir das 19 horas, continuam as apresentações no concurso de quadrilhas. Na praça de alimentação, além de shows de artistas locais, haverá apresentação de grupos folclóricos e no forródromo, show de música popular e forró.