Cotidiano

Bombeiro de Roraima disputa prova de triatlo no Espírito Santo

Coronel Turco concluiu a prova em 12h50min44s, conquistando o 7º lugar na categoria de 40 a 44 anos

Uma prova extenuante para testar os limites do corpo. Foi esse desafio que o coronel bombeiro militar, Mario Luiz Grande Turco, encarou no domingo (22), na cidade de Guarapari, no Espirito Santo. Uma prova de triatlo com distâncias nas modalidades idênticas as do Ironman, sendo 3.800 km de natação, 180 km de bike e mais 42.195 km de corrida.

“Me propus a fazer uma preparação de seis meses para uma prova desse nível. Estava inscrito no Iroman Brasil, que ocorre todos os anos em Florianópolis e devido a pandemia as datas foram alteradas. Deveria ter ocorrido em maio de 2020, mas foi tendo várias mudanças e surgiu a oportunidade de vir para essa prova no Espirito Santo”, explicou.

A arena da Capixaba de Ferro 2021 Full Distance foi montada em Guarapari, a 69km de Vitória, e a largada ocorreu antes mesmo do sol nascer, no belíssimo cenário da praia de Bacutia, com a participação de 113 atletas de alto rendimento de diversos estados brasileiros. Além do coronel Turco, o servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), Randerson Aguiar, seu parceiro nas corridas em dupla no mountain bike, também disputou a prova.

Conforme explicou o coronel Turco, a natação foi disputada em um circuito com cinco boias, delimitando um percurso de 1.900 metros, sendo necessário dar duas voltas. “Quando sai da água para pedalar estava entre os 80 competidores. Assumi a bicicleta e como eu sou ciclista comecei a me recuperar”, destacou.

A prova de ciclismo foi disputada em um circuito de 60km, sendo 30km de ida e 30km de volta, montado na Rodovia do Sol, um trecho de muito vento e subidas. “Esse percurso tinha mais vento do que em Roraima. Demos três voltas no circuito para completar os 180 km e fiz um excelente pedal, muito bom mesmo, me poupando para a corrida. Quando fiz a transição estava entre os 30 primeiros”, comentou.

De acordo com o coronel Turco, os 42.195km da prova de corrida iniciaram às 13h47, e o começo da prova foi muito bom, porém, o desgaste provocado nas outras modalidades o fez sentir fortes dores. “Eu estava muito bem nos primeiros 15 km de prova, com um pace (ritmo médio) de 5’15” a 5’30”, mas comecei a sentir dores no posterior da coxa. Momento difícil da prova que me fez caminhar; caminhava, corria”, disse.

O percurso da prova foi concluído pelo coronel Turco em 12h50min44s, encerrando sua participação na 40ª colocação no geral e 7º lugar na categoria de 40 a 44 anos.

“Por ser o primeiro Ironman, considero que foi um resultado excelente, muito bom mesmo. O mais difícil não é a prova em si, mas toda a preparação para chegar até aqui. Gostaria de agradecer imensamente o apoio da família, em especial da minha esposa Lucimara Almeida que me acompanhou durante esses dois anos de preparação, mais intenso nos últimos seis meses com 10 treinos semanais, sendo dois por dia, e agora também prestando o apoio necessário durante a prova”, agradeceu.

REPRESENTANTE

O servidor do TRE-RR, Randerson Aguiar, terminou a prova em 12h28min. “O Randerson compete junto comigo, inclusive devemos correr a Brasil Ride, em novembro, em Arraial d’Ajuda-BA, de 7 a 13 de novembro, e ele fez uma excelente prova com o tempo de 12h28min. Ele foi muito bem”, disse.