Uma alimentação saudável significa uma alimentação bem variada e bem colorida, rica em inúmeros nutrientes. Além de saciar, a alimentação mantém o bom funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo; então, quando acontece um desabastecimento de algum nutriente, o corpo costuma sinalizar de algumas formas.
Dietas restritivas, que muitas pessoas fazem por conta própria, influenciadas por dicas em redes sociais, podem causar algum tipo de desarmonia no organismo, que vai acabar refletindo na saúde e na aparência, especialmente do cabelo e da pele.
Um consumo exacerbado de ultraprocessados e alimentos industrializados, que carecem de vitaminas, minerais e fibras, também leva à deficiência nutricional. A falta de algumas vitaminas pode ser diagnosticada, através de exames específicos, e pode ser corrigida com acompanhamento nutricional ou suplementação com multivitamínico.
A aparição de sintomas como aftas, escamações na pele e inflamações pode ser a forma do seu corpo pedir nutrientes. Listamos alguns alertas do organismo a seguir. Se você se identificar com alguns itens, procure um médico.
4 sintomas que podem indicar deficiência nutricional
Cabelo fino e quebradiço
Fios fortes e saudáveis são resultados de uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Mesmo que você tenha diversos produtos para cuidar das suas madeixas, é importante que seu cabelo receba os nutrientes corretos.
Geralmente, quando o cabelo fica fino e quebradiço, é porque pode estar faltando alguma vitamina do complexo B ou ácido fólico, que ajuda na produção de novas proteínas e na divisão celular. Esses compostos possuem ação antioxidante e auxiliam inúmeras reações químicas fundamentais para o bom funcionamento do organismo, e podem ser encontrados em legumes como couve, repolho, cereais integrais e ovo.
Fios brancos
O cabelo grisalho pode ser resultado de alguma herança genética, mas também pode ser um pedido do seu corpo por cobre. Essa substância é fundamental para a produção da melanina, substância responsável pela cor dos fios e da pele. É preciso realizar exames de sangue para detectar a carência do elemento no organismo. O cobre pode ser encontrado em alimentos como cogumelos, ostras, mariscos e outros frutos-do-mar.
Reações cutâneas na parte de trás dos braços
Imperfeições na pele são comuns, porém pequenos pontinhos no braço podem significar uma escassez de vitamina A e zinco, essenciais para uma boa coagulação e uma boa cicatrização da pele. Para corrigir os níveis de zinco, é necessário acrescentar alimentos como sementes de abóbora, grão-de-bico e frango. Já a vitamina A pode ser suplementada consumindo melão e batata-doce.
Unhas desniveladas
O ácido estomacal é responsável por romper as grandes moléculas da alimentação, auxiliando o organismo a absorver as vitaminas e os minerais necessários. Problemas na quantidade ou na produção desse ácido podem ser causados por uso excessivo de alguns medicamentos para azia, o que dificulta o processo de sintetização dos nutrientes necessários para o crescimento saudável das unhas. É recomendado realizar uma visita médica para equilibrar a produção do ácido.