Mais de 60 policiais penais, aprovados recentemente no CFP (Curso de Formação Profissional), doaram sangue ao Hemocentro de Roraima. De acordo com Gilmar do Nascimento, um dos líderes da primeira turma, são ao todo 446 recém-formados que também vão contribuir com doações ao longo das próximas semanas.
“A gente resolveu unir forças pra dar continuidade a essa ação social, que foi idealizada pela primeira turma do cadastro reserva de policiais penais, porque a gente sabe da carência que há no Banco de Sangue e enquanto não exercemos a nossa missão de proteger a sociedade, estamos nos adiantando na missão de salvar vidas por meio do sangue”, ressaltou.
Membro da primeira turma, Gilliard Pereira, 32 anos, tem um histórico de doações que iniciou em 2013, graças ao incentivo do irmão. Depois de todo esse tempo, ele entende que a doação dele faz toda diferença na vida de pacientes internados que precisam de transfusão sanguínea.
“É muito gratificante pra mim saber que eu posso salvar uma vida, porque eu tenho a certeza de que, caso eu precise, também vou ter esse retorno. Nesses sete anos como doador eu aprendi que preciso inspirar as pessoas a fazer o bem para que esse bem retorne pra mim no momento certo”, disse.
Quem também entende a importância desse retorno é o Thalles Gomes, de 20 anos, que realizou hoje a sua segunda doação.
“Quando meu amigo precisou de uma transfusão o tipo sanguíneo dele não estava disponível e eu queria ajudar, mas infelizmente não podia porque o meu não é compatível. Ele teve que ir pra fora do Estado e só precisou isso pra eu me conscientizar e fazer a minha primeira doação, porque eu comecei a entender que eu poderia fazer por outros o que eu não consegui fazer por ele”, ressaltou.
De acordo com a assistente social voluntária do Hemoraima, Terezinha de Jesus Khan, mobilizações coletivas como esta são fundamentais para a unidade, uma vez que é necessário o abastecimento contínuo de bolsas de sangue em toda a rede hospitalar de Roraima.
“As forças de segurança têm marcado presença firme aqui no nosso Hemocentro, promovendo um grande ato de amor e solidariedade, que é o que nós precisamos de toda a população, visto que estamos com o estoque baixo de todos os tipos sanguíneos. Por isso precisamos pedir para toda a população, que ainda não doou ou que até já doou uma vez mas parou, que não é a quantidade que faz diferença, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas”, complementou.
COMO DOAR – É preciso ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação) e menores de 18 anos precisam da presença do pai ou da mãe ou responsável legal, bem como a cópia da identidade.
Além disso é necessário estar pesando a partir de 50 quilos, estar bem alimentado e em boas condições de saúde. Agendamentos podem ser feitos pelo 98404-9593, mas as doações espontâneas são sempre bem recebidas na Unidade.
O Hemoraima fica localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e atende de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.