Variedades

Você sabia que a casca de banana é saudável e pode ser consumida?

Comer casca de banana não é bom apenas para o corpo, mas também é melhor para o ambiente, pois diminui a quantidade de resíduos orgânicos

O destino da casca de banana não precisa ser o lixo. Você sabia que a casca de banana é muito saudável e pode ser consumida? É isso mesmo! Além de gerar economia e diminuição de resíduos, comer casca de banana é bastante nutritivo. Na Índia, por exemplo, pessoas se beneficiam das vantagens nutricionais dela há décadas. A iguaria já é bastante difundida entre pessoas veganas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a banana é a segunda fruta mais consumida no planeta, com 11,4 quilos por habitante ao ano, perdendo apenas para a laranja, com 12,2 quilos por habitante ao ano. A banana é muito popular e sua “embalagem natural” torna seu consumo muito prático.

Vale lembrar que as cascas só devem ser consumidas se forem de banana orgânica. Cascas acumulam grandes quantidades de agrotóxicos, que são muito prejudiciais para sua saúde. Mas, mesmo assim, a casca pode ter diversas outras utilidades para o dia a dia. 

Enquanto a “carne” de uma banana é suave e doce, a pele é grossa, fibrosa e ligeiramente amarga. Para comer a casca, você precisa fritar, assar ou cozinhar durante pelo menos dez minutos. O calor é importante para romper as fibras da pele e suavizar a textura resistente, tornando a casca mais fácil de mastigar e digerir.

Além disso, quanto mais madura a banana estiver, mais fina e doce a casca estará. Isso acontece por conta de um hormônio vegetal natural chamado etileno, que as frutas liberam conforme amadurecem. O etileno interage com os açúcares e fibras da casca de banana, transformando açúcares complexos em açúcares simples e quebrando a pectina, uma fibra que a mantém rígida. É por esse motivo que as frutas maduras são mais sensíveis e suscetíveis a “machucados”.

Comer casca de banana não é bom apenas para o seu corpo, mas também é melhor para o ambiente. A maioria das pessoas joga a casca fora, isso significa uma grande quantidade de resíduos orgânicos. A maior parte deste lixo vai para aterros sanitários, mas ela pode ser utilizada como fertilizante, na purificação de água e na compostagem.

A banana é rica em vitaminas A e C. A casca apresenta um teor de minerais muito elevado em relação ao fruto. A ingestão da casca é uma boa alternativa para o aumento de minerais na dieta. A pele contém quantidades elevadas de vitaminas B6, além de magnésio e potássio. Ela também contém fibras e proteínas.

Como comer casca da banana

Há lugares no mundo onde comer casca de banana é um hábito natural. Em algumas culturas, a casca de banana é frita como uma iguaria. No leste da Índia, as cascas são usadas para muitos pratos e algumas sobremesas.

Em alguns países asiáticos, a banana inteira é cozida, com casca e tudo mais. Alguns chegam a cortar cascas da banana e secá-las ao sol, para depois serem cozidas. As cascas podem ser agregadas a diversas receitas, desde bolo de casca de banana até casca louca (uma versão vegana da carne louca), basta utilizar a criatividade e assim se nutrir, gerar menos resíduo e de quebra ainda economizar!

Confira uma simples e deliciosa receita de bolo de casca de banana

Ingredientes:

2 cascas de banana – lave a banana em água corrente antes de descascá-la;
2 colheres (sopa) de semente de linhaça em pó;
6 colheres (sopa) de água;
2 xícaras (chá) de leite de amêndoas;
2 colheres (sopa) de óleo de coco;
3 xícaras (chá) de açúcar;
3 xícaras (chá) de farinha de rosca – pode ser comprada pronta, ou basta você bater no liquidificador o pão amanhecido até virar uma farinha;
1 colher (sopa) de fermento em pó