Um relatório divulgado pelas Nações Unidas revela que o Brasil é o segundo país onde há mais ocorrências de balas perdidas da América Latina e o terceiro com o maior número de mortes por elas provocadas.
O ranking internacional foi estabelecido por um levantamento das Nações Unidas que contabilizou 22 brasileiros mortos e 53 feridos, entre 2009 e 2013.
Uma amostragem feita pelo jornal O Globo apurou que, este ano, pelo menos 22 pessoas morreram vítimas de balas perdidas entre janeiro e setembro, sendo que nove eram crianças de até 12 anos.
O Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento na América Latina e Caribe mapeou 550 ocorrências envolvendo balas perdidas em 27 países do continente, totalizando, entre mortos e feridos, 617 pessoas.
O levantamento foi feito a partir de reportagens, e divulgado, no Brasil, pelo Instituto Sou da Paz.
A Venezuela é o país que tem o maior número de casos de balas perdidas e de mortes, 74 e 67, respectivamente. Segundo lugar no número de casos, com 71, o Brasil fica atrás da Colômbia em mortes, com 29 óbitos, enquanto foram registradas 36 mortes de colombianos
Bala perdida no Ceará
No caso mais recente no Ceará, duas crianças de sete e oito anos, respectivamente, foram vítimas de bala perdida em dois tiroteios que aconteceram nos bairros Vila Velha e Sapiranga, no último dia 17 deste mês.
Fonte: O Globo
Polícia
Venezuela e Brasil lideram ranking de balas perdidas da América Latina
Levantamento foi feito a partir de reportagens e divulgado pelo Instituto Sou da Paz (Foto: Reprodução)