Cotidiano

Parque Anauá fecha mais cedo e pessoas são esquecidas dentro

Clientes de minibuggys precisaram pular as grades e dono do negócio saiu do local depois de quase quatro horas depois do fechamento

*Matéria atualizada às 12h40

O Parque Anauá passou a fechar duas horas mais cedo nesta semana, mas teve gente que não foi avisada. É o caso de Oseias de Sousa, empresário do ramo de carrinhos que atua no local, e de outras cerca de dez pessoas que ficaram presas no espaço, na noite dessa quarta-feira (1º).

“Fomos pegos de surpresa com os clientes e tudo, e ficamos presos. Os clientes pularam as grades e foram embora, mas nós, que precisamos recolher os brinquedos, não sabíamos como sair do Parque”, relatou.

A mudança de horário é para evitar aglomerações no espaço. A partir das 20 horas, a entrada de veículos é proibida, mas pedestres poderão circular normalmente no Parque. “São duas horas pra colocar os brinquedos e duas pra retirar. Se fechar 20h, nem compensa para mim”.

Mas nessa quarta, nem a Polícia Militar, segundo Sousa, pôde resolver a situação. “Ligamos pro 190 e fomos informados que eles não podiam fazer nada e que era uma área do Governo. O vigia não se encontrava e ficamos presos por quase 4 horas”, reclamou.

O fato repercutiu nas redes sociais e um vigia do local apareceu para abrir os portões.

Seu Oseias trabalha há quase 30 anos nesse ramo e já passou por maus bocados. Em 2016, seus minibuggys foram incendiados criminosamente, dentro do Parque Anauá, e ele ficou sem sua única fonte de renda.

O empresário chegou a receber doações para recuperar o que perdeu, mas foram insuficientes para comprar todos os brinquedos. Hoje, ele trabalha de terça a domingo no Parque Anauá.

Em nota, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), reforçou que o horário de funcionamento do Parque Anauá é de segunda-feira à domingo, das 6h às 20h, para proporcionar um ambiente mais seguro para todos os visitantes. Disse ainda que a Seed, em parceria com a Polícia Militar de Roraima, expandiu o policiamento no local desde o fim de semana e um único portão para a entrada e saída está sendo utilizado. Das 16h às 20h, somente o portão da Avenida Capitão Júlio Bezerra, em frente à Companhia de Policiamento Ambiental – CIPA, permanecerá aberto.

“O acesso ao Parque Anauá teve mudanças, devido aos recentes casos de aglomeração registrados no local, denúncia de perturbação do sossego público, alcoolismo, casos de assédio e corrupção de menores durante o período noturno”, completa a nota.

Íntegra da nota do Governo de Roraima:

“A Secretaria de Educação e Desporto informa que o horário de funcionamento do Parque Anauá é de segunda-feira à domingo, das 6h às 20h. 

A fim de proporcionar um ambiente mais seguro para todos os visitantes, a Seed em parceria com a  Polícia Militar de Roraima, expandiu o policiamento no local desde o fim de semana e um único portão para a entrada e saída está sendo utilizado. Das 16h às 20h, somente o portão da Av. Cap Júlio Bezerra, em frente à Companhia de Policiamento Ambiental – CIPA, permanecerá aberto.

O acesso ao Parque Anauá teve mudanças, devido aos recentes casos de aglomeração registradas no local, denúncia de perturbação do sossego público, alcoolismo, casos de assedio e corrupção de menores durante o periodo noturno. As mudanças foram amplamente noticiadas, inclusive por este veículo de comunicação na matéria https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Entrada-de-paredoes-sera-proibida-no-Parque-Anaua/79308″