A doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Essas bactérias podem causar muitos tipos de doenças, que podem ser graves, como a pneumonia, a meningite e bacteremia/septicemia. Assim como a Covid-19, a doença tem a vacina que serve para previnir que as bactérias Pneumococcus podem ser transmitidas por gotículas para outras pessoas através da tosse ou espirros.
De acordo com o bioquímico Roosevelt Pontes, é recomendado o Programa Nacional de Imunização, que crianças e idosos tem que tomar a vacina (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
“A vacina pneumocócica 10,13 e 23 fazem parte do calendário vacinal do PNI (programa nacional de vacinação) e SBIM (sociedade brasileira de imunização) e de crianças. Algumas pessoas têm uma probabilidade maior de serem acometidas por doença pneumocócica, esse grupo de alto risco inclui crianças com menos de 2 anos de idade e adultos com 60 anos ou mais. Adultos acima de 20 anos podem tomar a vacina caso se justifique alguns fatores de risco” explicou.
Segundo ele a vacina também é indicada para adultos, porém é menos rotineiro. “Pessoas portadoras de doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como diabetes, doença cardíaca, doença pulmonar e HIV/AIDS, ou pessoas que fumam cigarros ou têm asma também têm mais risco de contrair doença pneumocócica” ressaltou.
Quais são os sintomas?
A doença pneumocócica pode levar a infecções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue (bacteremia – disseminação da bactéria pelo sangue / sepsis – infecção generalizada) e na membrana que reveste o cérebro (meningite).
Os sintomas podem incluir tremores, calafrios, febre alta, tosse com expectoração purulenta, prostração e fadiga.