Cotidiano

Movimento jovem realiza programação para combater o suicídio

Os voluntários da Valorização à Vida realizam, no dia 10, vão participar de uma Audiência pública de Combate ao Suicídio na Câmara Municipal

O projeto de Valorização à Vida e de Combate ao Suicídio foi criado para ajudar àqueles que não tem perspectivas. O objetivo, de acordo com os organizadores é resgatar e reinventar procedimentos interativos que fortalecem a cidadania e a identidade da comunidade, com ações lúdicas, atividades desportivas com metodologia pragmática, informativa e motivacional.

“Não cabe apenas aos órgãos constitucionais agirem para mudar essa realidade, é primordial iniciativa civil no desenvolvimento de consciência social. Começamos a idealizar ações de combate ao suicídio, trabalhando a interação social dentro da própria comunidade” disse Andryel Mendes, um dos idealizadores do projeto.

Segundo números oficiais, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e tem aumentado entre a população jovem. Roraima é o segundo Estado no ranking de suicídio.

Visto isso, a realização de atividades lúdicas, esportivas, informativas na contribuição do bom aproveitamento dos espaços públicos em exercício dos valores civilizatórios e o respeito as liberdades individuais salvam vidas, até mesmo o — bom dia, boa tarde e boa noite — tem poder suficiente para ajudar pessoas que não querem tirar suas próprias vidas, mas sim querem apenas acabar com sofrimentos psicológicos, e uma palavra de respeito, autoestima e motivacional pode fazer os índices de suicídios caírem. Depressão não é frescura, a saúde mental é coisa séria, é preciso unidade em favor dessa pauta para dias melhores.

“A saúde mental é um fator sério e os jovens de hoje precisam de dias melhores para fortalecer sua história neste mundo moderno e amplo de benefícios”, enfatizou Andryel Mendes.


A programação conta com palestras (Foto: Divulgação)

PROGRAMAÇÃO – Os Voluntários da Valorização à Vida realizam neste Setembro Amarelo uma série de palestras, encontros, torneios e apresentações em prevenção ao suicídio.

A programação inicia nesta sexta-feira, 10, uma Audiência pública de Combate ao Suicídio na Câmara Municipal, às 9h, com palestras onde serão abordados os temas: Profilaxias no Setembro Amarelo, com Adryel Morais; Qualidade de Vida nos Bairros Periféricos, com Mateus Rodrigues; Participação em Iniciativas Civis Sem Fins Lucrativos, com Yago Rocha; e Aumento do Suicídio em Jovens Negros e Indígenas, com Terminelli Vieira.

Também participam do encontro, o bombeiro e pastor Leandro Gentil, detalhando como fazer primeiros socorros em tentativas de suicídio; Samara Samea, assistente social, explanando sobre a aceitação social e o respeito ao indivíduo e as doenças psicossociais; Kerolay Queiroz, psicóloga, abordando como superar a depressão e o uso de remédios antidepressivos; bem como a atração musical de Raquel Mendes. Durante a tarde, a partir das 17h na Praça Germano Sampaio, bairro Pintolândia, ocorre o Sarau Beneficente Juntos Pela Vida e o Torneio Diga Sim à Vida, com as modalidades: Futsal e Free Fire, além das apresentações de Natu e MC Frank.