Foi publicado no Diário Oficial da União o edital de autorização para o concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) 2021/2022. Serão 568 vagas em cargos dos níveis médio e superior.
Do total de vagas, 432 são destinadas ao nível intermediário no cargo de técnico ambiental.
Já as outras vagas estão dispostas aos cargos de nível superior, sendo: 40 vagas para analista administrativo e 96 vagas para analista ambiental.
Atualmente, a tabela remuneratória para estas funções é de R$ 3,2 mil e R$ 7,4 mil, respectivamente.
Além desta, o secretário especial de Desestatização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade, responsável pela autorização do concurso, também deu o aval para a realização do concurso para 171 vagas para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Em ambos os casos, a responsabilidade pela realização do concurso será do Diretor-Presidente do Ibama, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários.
O prazo para a publicação do edital em ambos concursos públicos, será de seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.
Déficit
A realização dos concursos Ibama e ICMBio ocorrem após o déficit de servidores na área ambiental.
Segundo a reportagem da BBC News, em 1° de janeiro de 2019, os três órgãos tinham ao todo 5 794 servidores ativos.
Hoje, esse número é de 5.216 – número equivalente a 10% menos. Principalmente nas carreiras de ponta (técnicos e analistas).
Os últimos concursos públicos do Ibama aconteceram entre 2012 e 2014, com vagas para cargos de técnico administrativo, analista ambiental e analista administrativo.
As seleções foram organizadas pelo Cebraspe. Já os candidatos foram avaliados através de prova objetiva, e no caso do analista, por meio de redação.
As questões objetivas foram distribuídas em diversos conteúdos como Língua Portuguesa; noções de informática; atualidades; matemática, entre outros.