Cotidiano

Exibição mostra história de quadrilhas em Roraima

Mostra estará disponível para o público a partir das 18h, durante o Arraial Macuxi

Os grupos participantes do Festival de Quadrilhas 2015 do Arraial Macuxi terão parte de suas histórias contadas durante uma exibição na Galeria de Artes Luiz Canará, localizada no térreo do anfiteatro Luiz Celestino da Luz, no Parque Anauá.

A exposição está disponível durante todos os dias do evento, até o dia 3 de julho, a partir das 18h até a meia-noite.

Durante a mostra, o público poderá conferir vestidos, troféus e fotografias que representam momentos importantes como apresentações, concursos, entre outros objetos que lembram cada quadrilha.

Além disso, a galeria também possui um espaço com objetos e produtos que representam a cultura indígena e o artesanato produzido pelos artesãos da terra.

“Roraima possui muitas histórias que merecem ser resgatadas e cultivadas, e nossas quadrilhas representam a cultura do nosso estado, então tivemos a ideia de trazer essa pequena homenagem durante nosso arraial, e claro que não poderíamos esquecer da cultura indígena”, destacou diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Estadual de Cultura, Cecy Brasil.

Conforme Cecy, após a realização do Arraial Macuxi, a intenção é implantar ações culturais permanentes na galeria, aberta a visitação.

“A Galeria de Artes estava desativada há bastante tempo, recentemente realizamos a revitalização do espaço para realizarmos essa pequena exposição. E após o arraial a proposta é realizar com frequência, atividades culturais, como: exposições fotográficas, lançamentos de livros entre outras”, afirmou.

GALERIA

A galeria de artes Luiz Canará existe desde 2000, inaugurada a época pelo então governador Neudo Campos. Ela homenageia o artista plástico Luiz Carlos da Silva Mota, conhecido como Luiz Canará, responsável por diversas obras de arte, incluindo o Monumento aos Pioneiros.

 

Com informações da Secom