Cotidiano

Praça do Mirandinha é opção de lazer para os boa-vistenses

Piqueniques, aniversários e até casamentos estão sendo realizados na Praça do Mirandinha, no bairro Caçari

No fim de tarde, quem passa pela Avenida Ville Roy, no cruzamento com a Rua da Tangerineira, no bairro Caçari, consegue avistar um movimento maior de pessoas na Praça do Mirandinha. Dependendo do dia da semana, é possível encontrar grupos fazendo piqueniques, pessoas fazendo caminhadas, aulas de ginástica aberta ao público, pessoas descansando e apreciando a vista enquanto são realizados ensaios fotográficos, gravação de programas, festas de aniversário e até casamentos.

“É um lugar amplo, bonito e que antes era esquecido. Nesses últimos tempos, foram realizadas algumas obras que deixaram o lugar com uma cara mais habitável e que tem dado uma segurança para as pessoas, por isso tem vindo tanta gente aqui agora”, disse Aline Torres, moradora da região há 13 anos.

“Quando eu me mudei, isso aqui era muito sujo, os postes quebrados e as pessoas que vinham não tinham boas intenções. Isso realmente afastava o restante da população. Agora, não. É tudo limpo, bem cuidado, e é muito bom passar um tempo de lazer com a família e amigos num lugar assim”, ressaltou a moradora enquanto realizava um piquenique com as amigas.

Para a superintendente de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), Alda Amorim, a praça se tornou um espaço de utilização da população devido a um trabalho tanto estrutural quanto social. “Além da reforma realizada pela Prefeitura de Boa Vista, que deixou o local mais agradável e expulsou aquelas pessoas mal-intencionadas que costumavam ir lá, nós também realizamos, com freqüência, eventos que chamam a população, como o igarapé musical, o TomaRRock, entre outros eventos grandes que têm levado a população a utilizar o espaço”, disse.

Alda destacou que a recente descoberta dos frequentadores do local para a realização de eventos como festas e celebrações também faz parte do resultado do trabalho da gestão do município. “É um local público e entendemos isso. Cada vez mais as pessoas têm procurado a praça para realizar eventos, que, à primeira vista, são inusitados, sim. Há pouco tempo, por exemplo, tivemos a realização de um casamento” contou.

Realmente aconteceu. No 1º de maio, o público frequentador da praça conferiu e surpreendeu-se com o casamento ao ar livre dos noivos Nayranna Leal e João Wesley. A festa contou com todos os luxos de um casamento e foi contatada pelos noivos como “um momento emocionante”.

De acordo com eles, a ideia de utilizar o local veio porque eles eram frequentadores da praça aos finais de semana e sonhavam com uma cerimônia num ambiente aberto e bem estruturado. “Foi então, num dos nossos passeios, que veio a ideia”, afirmaram. “A gente começou a observar que a praça seria um lugar ideal para esse grande momento das nossas vidas. Queríamos um casamento de dia e o cenário da praça veio ao encontro com os nossos planos. Bem cuidada e limpa, não poderíamos ter lugar melhor para o nosso casamento”, relatou a noiva.

Ideia parecida teve a psicóloga Lenise Carvalho. Ela realizou a festa de aniversário de dois anos da sua filha Cloe. De acordo com Lenise, o lugar representa exatamente o que a família gosta: o contato com a natureza. “Foi bem descontraído, pois o ambiente é agradável, familiar e com a nossa cara devido à proximidade com a natureza”, lembrou.

Conforme Lenise, a realização da festa foi simples. “Nós contratamos uma empresa para fazer apenas a mesa, um carrinho de picolé para refrescar os convidados, um pula-pula para as crianças e o resto ficou por nossa conta. Levamos cangas para sentar e enfeitar também”, explicou.

“Lembrando que não precisou de autorização da prefeitura ou algo do tipo. Nós entendemos que o espaço é público, por isso chamamos os amigos e nós mesmos fizemos a festa. Chegamos cedo para reservar um espaço legal também. Depois nós realizamos a limpeza, levamos sacos plásticos para fazer a coleta do lixo”, frisou.

Após a festa, a psicóloga recomenda a opção. “A galera gostou, foi bem legal. Tivemos a companhia de amigos num ótimo ambiente. Muito bom comemorar uma data especial perto dos amigos e próximo da natureza. Além disso, é gratuito. Mas é recomendável verificar a previsão do tempo, pois o local é todo aberto”, lembrou. (J.L)