Quem nunca se animou para fazer exercícios físicos, mas logo desistiu ao pensar nas dores musculares do dia seguinte? A verdade é que ninguém quer encarar a dor, mas ela faz parte do processo e isso não precisa ser uma razão para continuar sedentário, pois existem diversas formas de prevenir e aliviar os efeitos pós-treino.
Para esclarecer este assunto, médico especialista em saúde esportiva, Samir Xaud, e com o educador físico, Rafael Mendes.
Por que a dor acontece?
“A dor é causada pelo processo inflamatório desencadeado pelas microfissuras no tecido muscular e pela liberação do ácido láctico na musculatura”, explica o médico infectologista especializado na saúde esportiva, Samir Xaud.
A boa notícia é que os músculos criam mecanismos de recuperação para reparar estas microlesões. E se essa dor persistir por muitos dias é ideal procurar um médico.
Não consigo levantar o braço. Treino ou descanso?
“Não seja teimoso se o desconforto for muito intenso. Treinar dolorido com limitação de movimento pode deixar você exposto a lesões”, diz o educador físico, Rafael Mendes.
E quando podemos identificar que é uma dor normal para uma dor anormal?
De acordo com Samir Xaud, temos que avaliar e tentar diferenciar as dores de lesões e as dores do pós-treino, para isso avaliamos as características:
1-A dor muscular pós-treino tipicamente se inicia entre duas e 24 horas após o exercício, atingindo seu pico após 36 horas.
2- Já as lesões musculares provocam dor quase que imediatamente após a lesão e demoram mais para melhorar.
E se eu não quiser abandonar os treinos?
O aluno pode alternar os treinos durante a semana, um dia trabalha superior e no outro dia inferior. Assim, o grupamento muscular que leva até 48h para se recuperar, pode descansar nesse intervalo, enfatiza Xaud.
A dor sempre vai voltar no próximo treino? Como fazer para a intensidade ser menor?
Sim, a dor vai voltar no próximo treino. No começo a tendência é que você sempre sinta dores até seu corpo acostumar com os estímulos do treino. A intensidade, carga e os estímulos dados ao seu corpo influenciam. Então seria interessante o educador físico observar esse aluno e montar a melhor estratégia de treino, esclarece Rafael.
Quais são os pilares para se manter saudável durante atividades físicas?
Há três principais fatores envolvidos na recuperação pós-treino e que, comprovadamente, atuam no sentido de uma recuperação mais eficaz: alimentação, hidratação e sono. Treinos regenerativos leves podem contribuir, aconselha Samir.
“Existem técnicas para otimizar a recuperação pós-treino, e mais especificamente a dor muscular pós-treino: agulhamento, imersão em gelo, massagem, ventosas entre outras” deixa claro o infectologista.
E deixa claro “os pilares para se manter saudável é ter uma boa alimentação aliada a atividade física e a mudança de hábitos de vida”.