Cotidiano

CB realiza Semana do Bombeiro Militar

A Corporação preparou atividades, que se estenderão do dia 30 de junho ao dia 3 de julho, para os militares e público em geral

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) comemora no próximo dia 2 de julho, o Dia do Bombeiro Brasileiro.

Para celebrar a data, a Corporação preparou atividades que se estenderão do dia 30 de junho ao dia 3 de julho com atividades internas para os militares e para o público em geral.

A abertura oficial da Semana do Bombeiro está marcada para terça-feira, 30, às 7h30, no Quartel do Comando Geral, na Avenida Venezuela, com um culto devocional. Logo após o culto será servido um café da manhã.

Ainda no dia 30, os militares da Corporação receberão serviços de saúde e beleza como atendimento odontológico, massagem, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e avaliação do índice de massa corpórea.

Paralelamente a estas atividades, também será realizada a 3ª Corrida Bombeiro de Aço de Roraima. A atividade consiste em uma prova de velocidade, na qual o bombeiro precisa cumprir no menor tempo possível um percurso que envolve atividades comuns na vida de um bombeiro como subida na corda, comando crow (transpor dois pontos sobre uma corda), subida na torre, içamento de mangueiras, descida de rapel e corrida.

Já no dia 1º de julho, os bombeiros farão uma apresentação ao público, das 8 às 13 horas, na Praça do Centro Cívico, envolvendo combate à incêndio em residência, atendimento pré-hospitalar, desencarceramento de vítimas em veículos e evacuação de plano elevado.

Nos dias 2 e 3 de julho, as ações de saúde, esporte, entretenimento e lazer para os militares ocorrem na ASSOPBM (Associação de Oficiais Policiais e Bombeiros Militares) com provas de voleibol, futebol, natação, tênis de mesa e dominó.

O comandante geral do CBMRR, coronel Edivaldo Cláudio Amaral, destacou o dia 2 de julho como uma das datas mais importantes no calendário comemorativo dos bombeiros militares do Brasil.

“É com imensa satisfação e orgulho que o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima comemora esta nobre data. Temos a missão de servir com dedicação preservando o patrimônio, a vida e o meio ambiente da sociedade roraimense garantindo o bem-estar da nossa população. Tenho o privilégio de comandar nossa jovem Corporação. Parabenizo os militares do CBMRR e estendo as felicitações aos valorosos bombeiros militares do Brasil”, disse.

PALESTRAS

Em junho, a DEIOp (Diretoria de Ensino, Instrução e Operações) do CBMRR realizou cinco palestras em Boa Vista para diferentes públicos.

No dia 9 de junho a palestra com o tema “Normas Técnicas de Combate a Incêndios” foi ministrada a 40 alunos de Engenharia Civil da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

No dia 15 de junho, a palestra foi sobre “Relação entre fumo e incêndio” para 100 integrantes do projeto Vida Plena.

No dia 20 de junho, 40 alunos do IFRR (Instituto Federal de Roraima) assistiram a palestra “Prevenção a acidentes domésticos e afogamentos”.

Nesta quinta-feira, 25, e sexta, 26, os militares do Corpo de Bombeiros ministraram a mesma palestra sobre “Prevenção a acidentes domésticos e afogamentos” a estudantes do CME (Colégio Militar Estadual).

HISTÓRICO

No dia 2 de julho de 1856, foi assinado por D. Pedro II, o decreto n° 1.775, que regulamentou pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil.

Nesta época, ao som do badalar dos sinos, os incêndios eram apagados “mão-a-mão”, ou seja, era feita uma corrente de pessoas, ficando a primeira na beira de um poço enchendo os baldes de água e as demais, passando adiante. Neste trabalho, eram engajadas todas as pessoas, velhos, moços e até crianças.

Os primeiros 10 bombeiros foram treinados a trabalhar precariamente, em um carro puxado por cavalos onde carregavam as pipas d’água.

Somente em 1887 é que os bombeiros passaram a receber equipamentos de boa qualidade, entre eles uma bomba com mangueira.

Já em 1891, houve um aumento considerável no efetivo de homens, e até 50 aparelhos telefônicos foram instalados para facilitar e agilizar o serviço.

Além da cavalaria, foram também adquiridas seis bicicletas para fazer a ronda. Nesta época, utilizavam-se cornetas para fazer os alarmes.

Na atualidade, os bombeiros desenvolvem muitas outras funções, além do combate ao fogo.

Eles socorrem vítimas de catástrofes naturais, resgatam cães e gatos presos em árvores ou telhados, e também atendem chamados para capturar animais soltos que oferecem perigo à população, como leões que fogem de circo, cobras, aranhas, entre outros.

Como “anjos da guarda” não têm folga, os bombeiros trabalham 24 horas por dia e comemoram o dia 2 de julho trabalhando.

Fonte: Secom-RR