Para concluir obras prioritárias em rodovias federais de Roraima no prazo estipulado, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) precisa de aproximadamente R$ 80 milhões. A informação foi dada pelo superintendente regional, Marcelo Geber, durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, apresentado pelo economista Getúlio Cruz.
Geber explicou que o DNIT só receberá verbas do governo federal após a aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2022. Se a LOA for aprovada após o prazo previsto (final deste ano), os repasses poderão sofrer atrasos. A principal consequência disso para Roraima será a paralisação de obras nas rodovias federais do estado.
O superintendente regional do DNIT em Roraima sugeriu que a bancada federal do estado se mobilize para alocar os recursos financeiros. “A gente enviou ofício circular para todos os deputados e senadores. Eles estão cientes dessa demanda”, pontuou.
Um dos projetos são obras de contenção na BR-174 no trecho que dá acesso ao município de Pacaraima, no norte do Estado. A data prevista para finalização dos trabalhos é maio de 2022. Mas, são necessários ainda R$ 30 milhões para que esse cronograma seja cumprido. “Se esse recurso chegasse pra gente este ano, seria perfeito. Caso contrário, as obras serão suspensas porque teremos que esperar a aprovação da LOA”, justificou.
Sobre a duplicação da BR-174, após a ponte do rio Cauamé, a obra ainda não foi feita porque o DNIT não repassou ao Governo de Roraima os valores correspondentes ao orçamento, que é de R$ 20 milhões. O montante equivale apenas à primeira fase de execução. O projeto todo deverá custar R$ 120 milhões. “Ou seja, o projeto não será concluído neste ano, ou no ano que vem, talvez a partir de 2023 porque faltam muitos recursos”, esclareceu Geber.
Já na BR-432, as obras de pavimentação estão divididas em dois lotes. O primeiro compreende o trecho localizado entre os quilômetros zero e 36. A empresa contratada deveria entregar neste ano 12 quilômetros construídos, mas devido às fortes chuvas, isso não foi possível. Foram concluídos apenas dois quilômetros. Para esta obra, o DNIT aguarda a liberação de R$ 20 milhões pelo governo federal.
O segundo lote é um convênio firmado com o 6º BEC por meio de TED (Termo de Execução Descentralizada) para a construção de 12 quilômetros de pavimentação entre os quilômetros 168 e 180. O Exército já entregou cinco quilômetros no ano passado, cinco deverão ser finalizados até janeiro de 2022 e os últimos dois quilômetros deverão ficar prontos até maio do ano que vem. Para este projeto, ainda faltam R$ 10 milhões, que também deverão ser assegurados pela LOA 2022.
Já sobre a duplicação da BR-401, Marcelo Geber destacou que uma parte do projeto deverá ser entregue até março do ano que vem, se nenhum imprevisto acontecer. “Os recursos pra fazer a pavimentação e o acostamento até a ponte sobre o (rio) Uraricoera, no quilômetro 580 estão garantidos. O montante já está na conta do Estado”, salientou.
O superintendente regional do DNIT em Roraima finalizou a entrevista informando que na BR-210, estão sendo feitos o revestimento primário de vários trechos já pavimentados que estão em situação precária. Em outros trechos, a empresa contratada está realizando uma operação de tapa-buracos.