As transformações do mercado e os novos modelos de negócio em Roraima requerem um profissional qualificado, que saiba analisar o melhor regime tributário, reduzir os impostos, calcular investimentos e valorizar a empresa. Para minimizar estas e outras burocracias, existe o profissional contábil. Neste dia 22 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Contador, uma data voltada para celebrar a dedicação e a importância deste profissional.
O especialista contábil, José Soares Belido, está entre os centenas de profissionais que atuam nesta área no Estado.
Há 20 anos morando no Estado de Roraima, ele trabalha com contabilidade e dedica parte do tempo se qualificando, para levar aos clientes um serviço eficiente e de qualidade.
“Um contador que ama o que faz, vem para somar no desenvolvimento econômico do Estado e na organização financeira de uma empresa, auxiliando nos planos de negócio de seus clientes, para que eles possam prosperar financeiramente”, declarou.
Ele destacou que trabalhar com contabilidade não se resume em resolver serviços burocráticos, repletos de números, guias, certidões, impostos e notas fiscais.
“Além de ser um profissional de suma importância para o pleno desenvolvimento de uma empresa, o contador é cada vez mais requisitado para montar estratégias para que sejam efetivadas, de forma legal e concreta, para gerar lucros a curto, médio e longo prazo”, ressaltou.
No Brasil, existem mais de 500 mil profissionais registrados junto aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).
Conforme Belido, o que diferencia um profissional no mercado é a busca incansável por qualificação, atualizações fiscais e organização das atividades financeiras. “Hoje o mercado precisa de contadores que gostem realmente do que fazem, que saibam trabalhar em equipe e que estejam preparados para ser um consultor. O estudo é fundamental”, ponderou o especialista.
O Dia do Contador vem lembrar a importância deste profissional, que empreende, gera empregos e deixa uma grande contribuição na sociedade roraimense. A data alusiva foi criada em homenagem à criação do primeiro curso de Contabilidade no Brasil. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis.
Perfil do Contador
José Soares Belido é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), com especialização em Direito Empresarial (Fundação Getúlio Vargas) e em Contabilidade e Direito Tributário (IPOG – Instituto de Pós-Graduação & Graduação). Atua como Perito Contábil CNPC 833 e é Empresário Contábil há 20 anos em Roraima. Esteve como professor substituto na UFRR e atualmente é estudante de Direito na faculdade Estácio da Amazônia. Belido esteve como presidente do SESCON-RR de 2010 a 2017 e Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RR).