Saúde e Bem-estar

Dia do Sorvete: nutricionista ensina a comemorar sem sair da dieta

Queridinho no país tropical, o sorvete pode ser um aliado da alimentação saudável

Faça chuva ou faça sol, o sorvete é muito querido pela população brasileira, que enxerga no doce uma forma de se refrescar e adoçar a vida. Junto com o açaí, é considerado uma opção perfeita para aqueles que gostam de uma sobremesa gelada, podendo ser servido na forma de picolé, casquinha, milk-shake, ou como o tradicional gelato italiano, cremoso e delicioso.

Para os amantes dessa famosa iguaria, é celebrado no dia 23 de setembro o Dia do Sorvete, que homenageia o doce que é sucesso ao redor do mundo. Com uma série de promoções e ofertas para comemorar, uma questão que aflige muitos consumidores é: tem como aproveitar a data sem sair da dieta? O nutricionista Marco Quintarelli afirma que sim.

“A maioria dos sorvetes é feito à base de lacticínios como leite ou nata, com a adição de ingredientes que dão sabor. Podem contar com açúcar ou adoçantes, e é nisso que devemos estar atentos. Para se deliciar de maneira saudável, é preciso escolher as melhores opções, como sorvetes naturais ou “sorbets”, feitos com polpa de fruta e que são adoçados naturalmente, com a menor quantidade de aditivos possível” aponta o especialista, que recomenda picolés zero açúcar como uma excelente sobremesa menos calórica.

“Em uma dieta nutritiva, não é preciso abrir mão de nenhum tipo de alimento, apenas adaptá-lo a sua realidade. Existem diversas receitas de sorvete que podem ser feitas em casa e opções mais conscientes no mercado. O importante é aproveitar de maneira balanceada e que não vá afetar seus objetivos” conclui Quintarelli.

Para quem deseja curtir a data sem sair da dieta, o nutricionista ensina receitas simples e práticas para preparar em casa e aproveitar um delicioso sorvete natural no Dia do Sorvete:

SORVETE DE MANGA FUNCIONAL

Ingredientes:
Banana prata – 2 Unidade(s) média(s);
Manga palmer congelada e picada – 2 Unidade(s) pequena(s);
Suco de limão tahiti – (100ml);
Gengibre – 2 Fatias.

Modo de preparo:
Coloque todas as frutas no liquidificador. Adicione o suco de limão e o gengibre e bata até chegar à consistência de sorvete. Sirva de imediato ou leve para o freezer até a hora de servir.

PICOLÉ COLORIDO DE FRUTAS

Ingredientes:
1,0 unidade pequena de Manga;
1,0 xícara (chá) de Morango;
1,0 unidade de Kiwi;
1,0 fatia grossa de Melão;
2,0 unidades médias de Laranja lima;
0,5 copos americanos de água de coco (ou se preferir pode ser água mineral sem gás).
Modo de preparo:

Corte a manga, o melão e os morangos em cubos e fatie o kiwi em rodelas.
Arrume todas as frutas dentro das forminhas para picolé.
Esprema as laranjas, obtendo o seu suco, junte com a água de coco e complete as formas de picolé.
Leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até que congele. Além de delicioso fica muito bonito para apresentar como sobremesa.

FROZEN DE FRUTAS (Manga, mamão ou morango)

Ingredientes:
2 magas médias picadas OU 180 g de mamão OU 20 morangos picados;
1 copo de iogurte natural;
1 colher de sopa de folhas de hortelã;
1 colher de sopa de mel.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em uma vasilha e leve ao freezer por 1 hora. Despeje o frozen em taças individuais e sirva em seguida.

SORVETE CREMOSO DE CHOCOLATE FUNCIONAL (SEM LEITE)

Ingredientes:
Abacate (1 unidade média) OU (2 Bananas d’água grande bem maduras) picados e congelados;
Cacau em pó (2 colheres de sopa);
Canela em pó (1 colher de chá);
Mel (2 colheres de sopa).
Modo de preparo:
Coloque tudo no liquidificador (ou mixer) e bata até ficar cremoso e homogêneo. Sirva de imediato ou leve para o freezer até a hora de servir

Sobre Marco Quintarelli

Formado em Nutrição (CRN4- 20.100.945), Marco Quintarelli possui especialização em Nutrição Integrada que é o segmento que utiliza os processos de produção dos alimentos (Nutrição de Produção), desenvolve novos produtos, cuida do preparo e garante a segurança alimentar e os valores nutricionais. Marco Quintarelli está cursando duas pós-graduações, em Nutrição Clínica pela UFRJ e em Fitoterapia aplicada a Nutrição.