Ir ao igarapé, à praias e outros locais ao ar livre é uma das práticas preferidas das pessoas de Roraima nos finais de semana, principalmente durante o intenso calor deste período. Mas nem sempre o passeio é tranquilo.
Com a flexibilização do decreto da Prefeitura Municipal de Boa Vista, neste final de semana as praias lotaram, em especial a do Caçari. Além de banhistas, o local atraiu condutores de jet skis, o que chegou a gerar conflito dentro da água.
Um vídeo enviado por banhistas da praia do Caçari mostra pilotos executando manobras em jet-skis a poucos metros dos banhistas, gerando revolta.
Não são raras as reclamações sobre pilotos que ultrapassam a velocidade máxima e não respeitam o limite, aproximando-se demasiadamente dos banhistas. “Não dá nem de tomar banho com eles passando toda hora na beirada perto ou no meio das pessoas,” reclama um dos banhistas.
Além disso, há queixas sobre o uso de bebida alcoólica por parte desses motoristas. “Sempre andando na beira da praia, com uso de bebidas alcoólicas colocando em risco não só eles, mas principalmente os usuários da praias,” informou um dos denunciantes.
Vale ressaltar que para pilotar um jet-ski não basta apenas comprá-lo e colocá-lo na água; é preciso atender a pré-requisitos e obter uma habilitação para poder pilotá-lo, assim como para veículos terrestres, passando por testes para conseguir a liberação. A FolhaBV entrou em contato com Marinha para saber detalhes sobre a fiscalização da prática, mas até o momento, não houve retorno.
Banho seguro
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) orienta a não ingestão de bebidas alcoólicas durante o período em que a população estiver nas praias dos balneários. As bebidas alcoólicas limitam os reflexos e podem levar a afogamentos.
O CBMRR informa que os rios ainda apresentam elevado nível de água e, devido a isto, as correntezas estão com velocidade e força maior que o normal para o verão. Áreas de remanso estão maiores e mais fortes, podendo puxar banhistas inexperientes, cansando-os e vindo a causar afogamentos.
Confira mais dicas do CBMRR para um banho seguro:
Pessoas com pouca habilidade aquática devem ter, sempre à disposição, um meio de flutuação de emergência, principalmente crianças. Em situações de emergência, esta pode ser a única forma de se manter na superfície da água.
Crianças nunca devem ficar desacompanhadas dentro dos rios e igarapés. Um adulto responsável deve ficar a uma distância nunca maior do que um braço.
O CBMRR reforça ainda que, o nível ideal da água, é aquele que permaneça na cintura (linha do umbigo) dos banhistas. Devido ao relevo acidentado do fundo dos nossos rios, bancos de areia podem causar afogamentos.
A população que vai aproveitar a abertura dos balneários deve conhecer o local e evitar realizar travessias entre as margens dos rios. O cansaço gerado por uma tentativa sem sucesso também pode causar afogamento.
Caso alguma situação de urgência/emergência seja verificada, o CBMRR orienta a população a entrar em contato com o 193 imediatamente. As equipes serão deslocadas para o local para prestar o primeiro atendimento o mais rápido possível.