Fios e cabos são a parte mais importante de um sistema elétrico, e a construção de sistemas elétricos depende diretamente da qualidade dos produtos utilizados. Por isso, o Instituto de Pesos e Medidas de Roraima, em cooperação com o Sindicel (Sindicato das Indústrias de Condutores Elétricos) e o Governo do Estado, está treinando uma equipe técnica para fiscalizar a comercialização desses itens em Roraima.
O treinamento que se encerra nesta quarta-feira, 29, contou também com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, durante o qual os inspetores do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima), além de estudos de casos e materiais reais, se especializaram na teoria e prática da tecnologia de operação de equipamentos de medição de resistência na empresa Boavista.
De acordo com Isabella Dias, presidente do Ipem-RR, essa parceria com a iniciativa privada para realização da capacitação veio para somar diretamente na força de trabalho da equipe técnica do Instituto.
“O Ipem-RR contou com a participação do Sindicel, para aplicação de uma excelente capacitação, para o aprimoramentos da nossa equipe de fiscais. E está recebendo a doação de um Microhmímetro, um aparelho digital portátil, que ajudará nossa equipe técnica na realização das fiscalizações in loco, tanto das lojas que atendem diretamente o consumidor, quanto nas fábricas”, pontuou Isabella.
“É uma preocupação do Governo do Estado, oferecer mais segurança para os consumidores do Estado de Roraima e com este aprimoramento de conhecimentos, nossos fiscais estarão aptos a realizar procedimentos constantes de fiscalização em cabos elétricos de baixa tensão no comércio de Roraima”, concluiu.
Enio Rodrigues, diretor executivo do Sindicel, ressaltou que o sindicato vem realizando esse trabalho de apoio quanto aos Institutos de Pesos e Medidas de todos os Estados da Federação, fazendo a doação do Microhmímetro para apoiar os trabalhos das equipes técnicas.
“Em continuidade aos trabalhos do Plano Nacional de Combate ao Mercado Ilegal, do Sindicel, estamos realizando esse treinamento nos Institutos de Pesos e Medidas dos estados para que as empresas que estão em dia com as exigências de qualidade, ou em conformidade com os regulamentos do Inmetro, sejam asseguradas com a concorrência leal e que o consumidor não corra riscos de comprar fios e cabos que venham causar acidentes elétricos em suas residências”, disse Rodrigues.