Os dois restaurantes populares que já funcionaram em Boa Vista – um de responsabilidade do Governo de Roraima e outro mantido pela Prefeitura de Boa Vista – foram fechados há pelo menos 10 anos, mas ainda são lembrados com saudosismo pela população. Roraima deve implantar um projeto similar a partir de 2022, como alternativa de alimentação saudável e de baixo custo.
Segundo a secretária de Trabalho e Bem Estar Social, Tânia Soares, o Governo do Estado estuda a retomada deste projeto para 2020. Uma equipe da secretaria foi enviada ao Amazonas para conhecer a logística da equipe envolvida no projeto e como são realizados os atendimentos e credenciamento de pessoas aptas a terem acesso às refeições populares.
“Para o funcionamento deste serviço é preciso a preparação de uma equipe formada por vários profissionais, e nossa ideia é também oferecer um espaço para orientações de saúde e dicas nutricionais na área da segurança alimentar e nutricional. Estamos buscando parcerias para em 2022 implantar nossa primeira unidade em Roraima”, reforçou.
A visita técnica ao Estado do Amazonas busca conhecer o funcionamento e operacionalização dos restaurantes e cozinhas populares que funcionam em Manaus, para criar um projeto piloto desse tipo de equipamento público a partir de 2022, atendendo a população roraimense em situação de vulnerabilidade social.