A época de inverno sempre obriga as pessoas a redobrarem os cuidados nas atividades do dia a dia para evitar acidentes e transtornos. Um dos problemas mais comuns da estação são os galhos de árvores próximas à rede elétrica. Além de prejuízos materiais, a poda sem acompanhamento especializado pode trazer risco à vida a quem decide, por conta própria, realizar o procedimento.
Poucos sabem disso, mas em algumas situações, a própria concessionária de energia elétrica pode realizar essa atividade. Segundo o assessor de Operação, Manutenção e Geração da Eletrobras Distribuição Roraima, Jocely Ferreira, o serviço não gera ônus extra e é pouco solicitado pelos clientes.
“A Eletrobras mantém um contato com uma terceirizada especializada na poda de árvore. Ela realiza uma vistoria periódica em toda a Capital e, quando solicitada, uma equipe é deslocada para fazer a verificação do local. Logo após, é feita a programação da atividade e, em alguns casos, os técnicos executam a atividade de imediato”, disse Ferreira.
Assim como os demais serviços, a poda de árvore pode ser requisitada pelo cliente por meio do serviço de atendimento no número 0800 7019 120. A empresa dispõe ainda de um cronograma de atividades que são realizadas diariamente.
“A empresa tem um calendário de atividades específico para a execução desse tipo de serviço. Além disso, temos o mapeamento de algumas áreas em que é recorrente a utilização desse serviço, pois as árvores crescem rápido. A gente sempre recomenda que o cliente não realize o procedimento de poda sem ajuda dos profissionais da Eletrobras. Por mais que contrate uma empresa que se diz especializada, em alguns casos ela não terá o conhecimento técnico sobre rede elétrica. Então não saberá a que distância o galho tem que ficar afastado da rede e, às vezes, não terá o cuidado necessário para esse procedimento, principalmente nesse período de inverno, quando as chuvas são constantes”, frisou.
Outra recomendação diz respeito a edificações próximas à rede elétrica. Nestes casos, a recomendação é que o cliente avise a empresa sobre essa situação para que ela realize o isolamento da rede. “Outra situação que a gente costuma sempre recomendar, nesse período, é que as pessoas evitem fazer construções próximas da rede elétrica. Nas nossas andanças, costumamos verificar muitas construções de prédios próximos da rede. Nesses casos, a gente pede para que as pessoas comuniquem a empresa para fazer o isolamento da rede. Isso vai evitar qualquer tipo de transtorno no caso de ventanias, o que é comum nesse período”, frisou. (M.L)