O CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Assembleia Legislativa de Roraima, retomará os atendimentos presenciais a partir de quarta-feira (6), das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. O Zap Chame (95 98402-0502) continuará ativo, 24 horas por dia, para acolhimento virtual.
A retomada, de acordo com a procuradora-especial da Mulher, deputada Betânia Almeida (PV), torna-se viável com a redução dos casos de coronavírus no Estado. Mesmo assim, as medidas sanitárias, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social continuarão a ser adotadas para preservar a saúde de quem vai ao CHAME, bem como a dos servidores.
“Estamos aqui com equipe qualificada para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Homens também serão atendidos por um dos nossos programas da Procuradoria Especial da Mulher, o Reconstruir”, explicou Betânia Almeida. O Reconstruir é destinado aos homens agressores com palestras e acompanhamento em grupo.
No CHAME, os interessados em atendimento terão à disposição advogadas, psicólogas e assistentes sociais em local seguro e individualizado. Para as crianças, a instituição montou uma brinquedoteca para entreter os pequenos enquanto a mãe ou responsável recebe atendimento.
“Estamos prontos para receber as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em um ambiente amplo, climatizado, moderno e temos o apoio técnico do nosso corpo de servidoras especializadas”, complementou a diretora do CHAME, Ana Paula Dias.
Atendimento virtual
O ZapChame funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O atendimento pelo (95) 98402-0502 é feito por servidoras capacitadas para o acolhimento e orientação necessária sobre denúncias e pedidos de auxílio envolvendo situações jurídicas ou psicológicas. No primeiro semestre, foram mais de 300 atendimentos via aplicativo de mensagem instantânea.