Cotidiano

30 servidores vão participar de curso de Libras na UFRR

A ação é resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado entre o MPF e a UFRR

Está marcado para o dia 13 de julho, o início do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa vai contar com a participação de 30 servidores de mais de 13 órgãos e entidades da rede federal no estado.

O curso de formação para atendimento de pessoas com necessidades especiais é resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) e a Universidade Federal em Roraima (UFRR).

A primeira aula será às 8h, na Diretoria de Desenvolvimento do Servidor (DDS), no campus da UFRR. A capacitação terá duração de cinco semanas, com aulas ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, e carga horária total de 60h.

Além de representantes do MPF e UFRR, participarão do curso servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Fazenda, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Advocacia-Geral da União (AGU), Justiça Federal – Seção Judiciária de Roraima (JF/RR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) também indicaram servidores para o curso.

LIBRAS
A capacitação surgiu a partir de um inquérito civil público, em trâmite no MPF, no qual foi apurado que a maioria das unidades federais não possuem servidores capacitados para o uso e interpretação em Libras, dificultando a inclusão social dos cidadãos com deficiência auditiva.

O objetivo é solucionar a falta de interpretes em Libras nas instituições federais existentes no estado, garantindo o direito ao acesso à comunicação às pessoas com deficiência auditiva. A formação em Libras segue até 14 de agosto.

Ao final do curso, será emitido certificado pelo Curso de Letras-Libras, em parceria com a DIREX/PRAE da UFRR, aos servidores aprovados conforme critérios de avaliação pré-definidos e com presença mínima em 80% das aulas ministradas.

Fonte: MPF