A fronteira do Brasil com a Guiana, que estava fechada desde março de 2020, foi reaberta no início de outubro. Todavia, há algumas regras que devem ser cumpridas. Entre elas estão: dias, horários, apresentação de testes e documentos. A FolhaBV traz todas as exigências para entrar em Lethem.
De acordo com a secretária de Saúde do Bonfim, Lisete Spies, a entrada de moradores de Boa Vista e outras localidades ocorre às segundas, terças e quartas. Todos devem apresentar o cartão de vacina atualizado com as duas doses da vacina contra a Covid-19 e o RT-PCR, que é o exame do swab.
“As normas que estamos seguindo são as estabelecidas pela Guiana e vice-versa”, afirmou a secretária. Todos os carros que entrarem em Lethem serão fiscalizados por uma equipe, uma vez que devem ser somente com quatro pessoas, contando com o motorista.
Lisete explicou que às quintas-feiras são destinadas para a entrada de cargas pesadas e mercadorias e às sextas para os moradores das cidades gêmeas, no caso Bonfim e Lethem. “Eles devem apresentar um comprovante de residência e o cartão de vacina com duas doses”, orientou. O horário de entrada é das 9h às 9h15 e saída das 14h às 18h.
A secretária de Saúde detalhou que nos primeiros dias da semana a fronteira estará aberta das 8h às 18h15. Por todo este período equipes estarão acompanhando o tráfego de um país ao outro. Ela ressaltou que o teste rápido não é aceito.
A cidade de Lethem, primeira da Guiana, é movimentada, principalmente, por pessoas que vão fazer compras no país vizinho, mas a fronteira terrestre estava fechada desde o início da pandemia de coronavírus. O local fica a mais ou menos 130 quilômetros da capital Boa Vista.
No caso de pessoas que queiram ir para outras cidades, como exemplo, para a capital da Guiana, Georgetown, as exigências são outras, como a apresentação do passaporte.