Nesta segunda-feira, 11, Roraima recebeu uma nova remessa de vacinas do Governo Federal para acelerar a imunização contra a covid-19. Desta vez foram 18.720 doses da vacina Pfizer que serão utilizadas para reforçar a vacinação em todo Estado.
Para a estudante de jornalismo, Emilly Duarte, que tomou a segunda dose da vacina Pfizer no mês passado, o sentimento que fica é de alívio, mas sabe bem que só a imunização completa da maioria das pessoas é capaz de aumentar a esperança da vitória contra a pandemia.
“Aquela seringa representa muito mais do que uma simples picada no braço, ela representa esperança de dias melhores. A vacinação protege a nós mesmo, familiares e amigos, então o meu conselho é: se vacine, pois, as vacinas salvam vidas”, destacou a estudante.
Ela faz parte do grupo de mais de 154 mil pessoas que possuem o esquema vacinal completo.
De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, completar o esquema de vacinação é fundamental nesse momento.
“Estamos vivendo um momento diferente da pandemia. Foi confirmada a variante Delta no Estado, que possui o maior poder de infecção e com isso, temos também garantido novas vacinas semanalmente para a população acima de 12 anos. E nesse momento o nosso maior objetivo é incentivar as pessoas a completar o esquema vacinal. Então quem ainda não tomou a segunda dose, busque o posto de vacinação mais próximo de você”, explicou o secretário.
Saiba mais sobre a evolução da Campanha pelo Vacinômetro
Na plataforma é possível acompanhar todos os dados referentes a aplicação de vacinas em Roraima.
O Vacinômetro mostra que das 843.703 doses de vacinas recebidas, 616.922 já foram distribuídas para os municípios, ou seja, 73% das vacinas recebidas foram enviadas para as coordenações municipais, que são responsáveis pela vacinação. Dos imunizantes distribuídos, 498.016 foram aplicados, sendo 331.822 como primeira dose, 154.117 como segunda e 10.412 pessoas receberam dose única.