Cotidiano

Empresários aprendem sobre tributação

Palestra irá abordar também sobre as três opções de tributação em vigor no País: Simples, Lucro Presumido e Lucro Real

Uma palestra sobre “Como Pagar Menos Tributos?”, destinada a empresários e líderes sindicais do setor da indústria de Roraima, será realizada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), das 14h às 22h. A inscrição é gratuita e são esperados cerca de 50 empresários no evento.

O curso será ministrado pelo consultor da CNI, Alexandre Andrade, e tem como objetivo difundir a visão de que a complexidade dos regimes tributários e a alta carga tributária comprometem a competitividade da indústria, estimulando a atuação dos empresários para alterar essa realidade.

A Folha conversou, por telefone, do Rio de Janeiro, com o palestrante Alexandre Andrade, que ressaltou a importância do curso para a classe empresarial do Estado quanto ao conhecimento das três opções de tributação no País: Simples, Lucro Presumido e Lucro Real. “O objetivo é apresentar para os empresários de Roraima as três possibilidades de tributação que existe atualmente no país. E é necessário fazer essa apresentação porque, às vezes, é comum encontrar micros e pequenos empresários, principalmente, que nem sabem como sua empresa é tributada, se pelo Simples, se pelo Lucro Presumido ou se pelo Lucro Real”, disse.

Segundo ele, às vezes o empresário até conhece sua tributação, mas não sabe por que está naquela modalidade. Apenas ouviu dizer que esse ou aquele era o melhor, mas o empresário, que é o tomador de risco do negócio, não foi quem tomou essa decisão. “E um dos objetivos do curso é fazer com que ele tenha o mínimo de informação sobre qual melhor decisão a tomar”, frisou.   

O empresário vai conhecer as diferenças, os pontos positivos e negativos de cada uma das tributações. “Mas, sem que isso signifique torná-lo um especialista em tributos, uma vez que cada um tem seu contador e sua equipe nessa área, e sim para que o empresário conheça e se mantenha informado pela sua equipe contábil”, destacou.

REFORMA – Segundo o consultor Alexandre Andrade, a palestra também tem o objetivo de informar ao empresariado sobre o tema Reforma Tributária, tão em evidência no Brasil, mas com pouca informação. “É comum ouvir que é necessária uma reforma tributária no Brasil, mas, para se falar em reforma, primeiro tem que entender a forma. E o que vamos passar para os empresários é a complexidade do sistema tributário brasileiro, de forma a tentar motivá-los a propor uma mudança de desoneração e desburocratização no sistema tributário, que consome muita energia e recursos dos empresários”, frisou.

Ele informou que dados de uma pesquisa recentemente divulgada pela CNI, feita com empresários, revelam os fatores que mais comprometem a competitividade da indústria brasileira: 94% dos empresários afirmaram que o item tributação é o que mais impacta na competitividade. “Esperamos que, depois destas informações, cada um passe a entender a melhor forma de tributação e mudar de regime, passando a pagar menos tributos”.

Ele espera que aconteça uma mobilização para que os empresários atuem como agentes multiplicadores para os demais que não comparecerem à palestra, para que fortaleçam o associativismo. “Entendemos que a questão tributária é um ambiente de negócios e nenhum empresário sozinho vai conseguir mudar o rumo das coisas. É preciso agir coletivamente num ambiente sindical patronal para começar a propor mudanças, e não ficar dentro da empresa reclamando”, frisou.

PALESTRANTE – Alexandre Andrade é Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas; é vice-presidente do Sescon-RJ, conselheiro suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro e vogal suplente da Junta Comercial do Rio de Janeiro. (R.R)