Cotidiano

População de Campos Novos está sem ambulância há cinco meses

Moradores da vila Campos Novos, localizada no Município de Iracema, distante a 93 quilômetros de Boa Vista, na região Centro-Sul, está há pelo menos cinco meses sem suporte médico de ambulâncias. A afirmação é do vice-prefeito, Belarmino Costa Soeira (PSDB).

Em entrevista à Folha, ele relatou uma série de dificuldades enfrentadas pelos moradores da localidade. Segundo ele, nem o prefeito, Raryson Nakayama (PR), nem a Secretaria Municipal de Saúde parecem dar a mínima para o sofrimento da população. “Essa situação já está com mais de cinco meses e muitas pessoas têm me procurado para reclamar disso.

Dia desses, um senhor que foi picado por uma cobra teve que aguardar 15 horas para ser transferido. Ele só veio para Boa Vista graças a um ônibus que faz a rota Vila/Capital. Isso é um absurdo acontecer”, relatou.  Em outro episódio de um rapaz que foi esfaqueado durante uma briga, não tinha ambulância para levá-lo e ele acabou morrendo no local. “É uma situação lamentável essa que está ocorrendo”, disse.

Mas a situação não se restringe apenas à questão de saúde. Segundo o vice-prefeito, outros setores também estão sendo afetados pela falta de cuidado com a administração pública municipal. Trabalhos importantes como o projeto Ajarani, que beneficia produtores rurais, estariam sem assistência, prejudicando o progresso da região.  

“O município está desassistido de ações sociais e de projetos de apoio ao trabalhador. O Projeto Ajarani está comprometido, porque a prefeitura não faz a manutenção das pontes da colônia de agricultores há tempos. O transporte escolar não funciona como deveria e muitos alunos estão sendo prejudicados. É uma série de situações que indigna a população. Eu, como morador, me sinto completamente indignado. Nós temos procurado a Justiça para relatar o que está ocorrendo no município, mas, infelizmente, os tramites são muito lentos. É visível a situação de abandono e, mesmo assim, as coisas parecem não andar e isso tem tirado todos os moradores do sério”.

PREFEITURA – A Folha tentou contato via telefone e e-mail com a Prefeitura Municipal de Iracema, mas até o fechamento desta matéria, às 19h40, não obteve resposta. (M.L)