A comunidade da Serra da Moça já tem a produção de milho como destaque nas últimas safras e agora vem diversificando as lavouras com a produção de feijão – Caupi, como alternativa de cultura pós inverno. Esta cultura surge como uma excelente alternativa para complementar a renda dos agricultores familiares da comunidade.
A produtora Andrelina Alves conta que recebeu orientações e acompanhamento integral da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), para diversificar a produção. Na propriedade ela já possui 3 hectares de milho e pela primeira vez começou a cultivar feijão em 1 hectare.
“Foi uma alegria ver a fartura que está sendo essa colheita. Foi um sucesso. A prefeitura nos apoiou desde o início dessa nova produção e essa experiência já mostra que veio para ficar. Ano que vem, pretendemos ampliar e após a colheita de toda área, vamos iniciar a plantação de melancia”, comemora a agricultora.
As 17 comunidades da zona Rural atendidas pela Prefeitura de Boa Vista têm mostrado desenvolvimento com o apoio da agricultura familiar indígena. O fortalecimento da produção acontece por meio de assistência técnica e fomento, desde a correção do solo até o escoamento da produção.
Comunidades Indígenas
A Secretaria de Agricultura desenvolve o trabalho de campo nas comunidades indígenas localizadas no município de Boa Vista. No primeiro semestre de 2021, foram distribuídos insumos e plantados 52 hectares de milho em áreas individuais e coletivas.
Ao todo, foram beneficiadas 51 famílias indígenas, executando todos os procedimentos de assistência técnica, desde o preparo e correção do solo, plantio, adubação de cobertura, defesa de lavoura, finalizando com o apoio na colheita e escoamento da produção.
Dessa maneira viabilizando e incentivando o desenvolvimento agrícola nas comunidades.