Cotidiano

Livro trará receitas de alimentos saudáveis e de baixo custo

O livro foi idealizado pela equipe de nutricionistas da Caisan e a apresentação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22

Será lançado nos próximos dias o livro de receitas Da Horta para a Mesa, editado com a finalidade de auxiliar as famílias no preparo de uma alimentação saudável contendo uma versatilidade de dicas nutritivas. A ação faz parte das ações da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), em comemoração a semana da alimentação saudável.

O livro foi idealizado pela equipe de nutricionistas da Caisan e a apresentação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22, durante a degustação dos alimentos que farão parte desta edição, que será lançada em uma manhã de autógrafos nos próximos dias na sede da Setrabes.

A nutricionista Bruna Eleris, destacou que a contribuição do livro de receitas pretende orientar as famílias sobre o valor nutricional e o aproveitamento de parte dos alimentos que geralmente são descartados.

“O livro editado pela equipe de nutricionistas pretender desenvolver um hábito no reaproveitamento de todos os alimentos, pois em alguns casos jogamos a parte mais nutritiva e deixamos de compor uma receita saudável com itens que podemos produzir em casa na nossa horta”, orientou.

Segundo a secretária executiva da CAISAN, Rita Melo, durante esta semana foi realizada uma série de atividades para chamar a atenção da população sobre a necessidade de manter regularmente uma alimentação saudável e balanceada.

“Grande parte de nossa população desperdiça muitos nutrientes que poderiam se transformar em receitas deliciosas. Aproveitando que estamos realizando atividades em alusão a semana da alimentação saudável, fizemos a apresentação das receitas preparadas com um valor nutritivo, as quais estão contidas em nosso livro”, informou.

Na avaliação da secretária Tânia Soares, entre os inúmeros benefícios da ingestão de uma refeição balanceada e nutritiva, existe também a possibilidade das famílias cultivarem em casa seus próprios alimentos, com o suporte oferecido pela coordenação estadual da segurança alimentar da Setrabes, que atende famílias vulneráveis.

“Temos sem dúvida um prazer diferenciado quando podemos cultivar, colher e cozinhar os nossos próprios legumes e alimentos produzidos em casa. A ideia de editar este livro que nos mostra como os ingredientes naturais requerem pouco esforço para serem transformados em pratos deliciosos e autênticos é sem dúvida uma importante contribuição as famílias em todos os municípios”, disse.