Cotidiano

Ambulantes se preparam para as vendas do Dia de Finados

Alguns ambulantes que vendem ornamentações dos túmulos relataram que as vendas estão fracas, mas que esperam que até o feriado melhore

O feriado do Dia dos Finados comemorado dia 2 de novembro, na próxima terça-feira, deve receber no cemitério Nossa Senhora da Conceição cerca de 10 mil visitantes.

Os portões serão abertos 6h da manhã até 22h, e neste período serão realizados três missas, a primeira às 6h, a segunda às 9h e a terceira e última, às 17h.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, os visitantes devem obrigatoriamente usar máscaras e  manter o distanciamento social. Totens ficarão espalhados pelo cemitério, sendo dois na entrada.

Alguns ambulantes que vendem ornamentações dos túmulos relataram que as vendas estão fracas, mas que esperam que até o feriado melhore.

“Nós esperamos que dê uma boa venda, mas até o momento está fraco o movimento, em outros anos nessa época as vendas já estariam nas alturas, mas espero que no feriado as vendas aumentem”, afirma Elza Hides, de 78 anos, que trabalha a vida toda com ornamentações.

A irmã de Elza Hides que também tem uma banca com vendas de flores explica espera as vendas sejam melhorar que a do ano passado.

“Começamos devagar, mas está, a expectativa que eu tenho é a de sempre, que as vendas sejam boas, Deus queira que seja boa. Ano passado no auge da pandemia vendemos bem, então acredito que esse ano seja ainda melhor”, explica Elzenilde Hildes, 72.

Ambulantes poderão vender objetos para ornamentação dos túmulos e alimentos do lado de fora do cemitério. Veículos também não poderão entrar no local, a fim de evitar acidentes. O espaço de dentro fica reservado para as famílias que desejam visitar os túmulos de entes queridos.

Segundo a administradora do cemitério, Iglesia Brito, o ideal é que as famílias vão ao local antes, para fazer a localização das sepulturas, para evitar transtornos no Dia de Finados, devido a grande movimentação local.

“Algumas moram no interior ou mudaram de estado e quando comparecem já não lembram mais da localização. Pedimos que venham antes para facilitar esse processo”, frisou.