Esporte

Boa Vista será a 42ª cidade brasileira a receber a jornada da tocha olímpica

A capital roraimense está relacionada entre as 300 cidades brasileiras que receberão o objeto olímpico. A data e o trajeto não foram divulgados

Boa Vista foi divulgada como a 42ª cidade a receber a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos Rio-2016. A capital roraimense é uma das 300 cidades do País a receber a turnê do objeto. A data e o trajeto não foram divulgados.

Em nota, a prefeita Teresa Surita comemorou a vinda da tocha. “Receber a chama Olímpica em Boa Vista é como receber um pedaço dos Jogos Olímpicos. Nossa cidade encherá as ruas para celebrar esse símbolo tão tradicional. Com isso, mostraremos mais uma parte do Brasil para o mundo e abasteceremos a chama com o calor do nosso povo”, declarou.

A tocha é composta por alumínio reciclado e resina, tem acabamento acetinado, pesa entre 1 kg e 1,5 kg, e tem 63 centímetros de altura quando fechada e 69 aberta. O modelo do objeto é definido por três palavras: movimento, inovação e brasilidade, e possui cores e elementos que ilustram o céu, as montanha, o mar e o chão – este representado pelo calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016. Seguindo a tradição olímpica, a tocha será acesa na cidade de Olímpica, na Grécia, e terá sua jornada no Brasil entre abril e maio de 2016. Ao todo, cerca de 12 mil condutores carregarão o objeto, sendo que cada um percorrerá cerca de 200 metros.

No País, a jornada iniciará em Brasília, e se encerra em 5 de agosto, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no estádio do Maracanã.