Roraima confirmou nessa segunda-feira (1º) a primeira morte por Covid-19 em um intervalo de nove dias sem registros. A informação é do novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Segundo o documento, a morte ocorreu no último dia 25, em Boa Vista. Com a atualização, o estado chegou a 2.030 óbitos desde o início da pandemia, mas esse número pode subir, uma vez que outros 20 são investigados sob a suspeita de terem sido causados pelo coronavírus.
Nessa segunda, o estado registrou 28 novos casos, subindo para 127.413 o total de testes positivos. Depois de dois dias, a taxa de letalidade (proporção entre os totais de casos e de óbitos pela doença) subiu de 1,59% para 1,60%.
Roraima tem as menores internações desde o início da pandemia
Com três pacientes a menos em 24 horas, o estado passa a ter seis internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No Hospital Geral de Roraima (HGR), seis dos 49 leitos estão ocupados, o que representa 12% de taxa de ocupação na unidade.
O boletim ainda aponta uma criança na UTI do Hospital da Criança, mas esse dado se refere à última quinta-feira (28). O estado tem 14 leitos de Covid-19 para crianças e recém-nascidos.
Entre segunda e terça, o número de internados com a doença em todos os tipos de leitos na rede estadual caiu de 26 para 22: são oito no HGR e 14 no Hospital Estadual de Retaguarda (HERC). A queda do número de internações reflete o avanço da vacinação no estado, que já 36,03% da população adulta totalmente imunizada, segundo o Vacinometro.
Os números são um dos menores se comparado aos piores momentos da pandemia em Roraima, como em maio, quando o HGR chegou a passar quase uma semana acima de 100% de ocupação de leitos clínicos e semi-intensivos. Durante o período pandêmico, a unidade ficou vários dias com lotação máxima de UTIs. Atualmente, apenas 14 dos 120 leitos clínicos da unidade estão ocupados.
Altas chegam a 4.105
Por outro lado, nessa segunda, mais duas pessoas deixaram o Hospital de Retaguarda depois de vencerem a Covid-19, subindo para 4.105 o total de altas hospitalares na rede estadual. O número geral de recuperações da doença em Roraima se mantém em 124.765, pelo sexto dia seguido.