Cotidiano

Município de Mucajaí, interior de Roraima, inicia teste para Censo 2022

Teste contempla treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno e outras etapas

Os testes para o Censo 2022 iniciam nesta quinta-feira, 4, em todo o Brasil. Em Roraima, o primeiro município a receber as etapas é Mucajaí, a 58 km da capital Boa Vista, região Sul do estado, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, 20 profissionais estarão envolvidos na ação. 

O teste contempla todas as etapas do Censo, como treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia. Para garantir a segurança dos recenseadores e moradores durante as entrevistas, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo todos os protocolos contra a Covid-19.

Sobre as entrevistas nas residências, o Instituto alertou que os recenseadores vão atuar uniformizados, com máscara, boné, colete e bolsa azul com a logomarca do IBGE. “No colete, há o crachá de identificação, com foto, número de matrícula e identidade do entrevistador, que vai utilizar um DMC, semelhante a um smartphone, para a coleta das informações, detalhou.

De acordo com o IBGE, os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores no site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181. Todas as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.

Censo 2022

Durante todo o mês de novembro e parte do mês de dezembro, profissionais do IBGE vão verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados no Censo 2022.

Foram escolhidas localidades (bairros, distritos, municípios ou comunidades) nas 27 unidades da federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.