Os criadores de gado de Roraima têm até o dia 15 de novembro para notificar a vacinação contra febre aftosa. A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) alerta os pecuaristas para não perderem o prazo, pois a obrigatoriedade da informação à instituição evita a aplicação de multa.
A notificação deve ser feita pelo SIGADERR (Sistema de Informação), nos casos em que o produtor tenha acesso ao sistema. Quem não tem acesso à internet, pode declarar nas Unidades de Defesa Agropecuária no município onde está localizada sua propriedade.
Conforme destacou o presidente da Aderr, Kelton Lopes, a manutenção do status de livre da febre aftosa com vacinação é importante para Roraima, pois impulsiona a cadeia produtiva da bovinocultura, fortalecendo a economia do Estado. “A notificação da vacina confirma que o rebanho foi imunizado, reforçando as ações de erradicação da doença”.
Notificação
Para a notificação é preciso levar a nota fiscal e estratificação do rebanho, constando sexo e idade dos animais. É um procedimento rápido, que exige do produtor apenas que utilize as opções para fazer a declaração, sem muita burocracia e nem perda de tempo, enfatizou a diretora de Defesa Animal da Aderr, Erika Paracat. “A Aderr disponibiliza vários meios para fazer a notificação, a fim de facilitar a vida do produtor, evitando problemas e estresse desnecessário”, disse.
“Vamos fazer a notificação dentro do prazo estabelecido pela Aderr. O produtor pode fazer do conforto da sua casa ou indo até um escritório da Agência, que está em todos os municípios do Estado. Precisamos garantir Roraima livre de febre aftosa sem vacinação e todos têm que colaborar”, ressaltou o governador Antonio Denarium.
Valor da Multa
Com valor elevado, a multa já inicia com 4 ufer por propriedade, ou R$ 1.541,48 e mais 0,25 uferr por animal, que dá R$ 96,34. Os valores podem chegar a um custo bem maior para o produtor, pois depende da quantidade de bovinos no rebanho.
Final da Campanha
A campanha terminou no último domingo, 3. Nesta etapa a meta para vacinação foi imunizar aproximadamente 380 mil animais de 0 a 24 meses.
Roraima possui status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação, atendendo sempre as medidas estabelecidas pelo PNEFA (Programa Nacional de Vigilância de Febre Aftosa) e pelo MAPA para contribuir com a erradicação da doença no Brasil.