Cotidiano

Escola Rittler de Lucena realiza projeto sobre ética e cidadania

O projeto busca desenvolver o espírito de solidariedade, a cooperação e o respeito mútuo entre alunos e professores

A escola Estadual Rittler Brito de Lucena, localizada no bairro Nova Cidade, executou no dia 04 julho, o projeto Ética e Cidadania. A ação visa resgatar os valores familiares, a união da comunidade escolar, o respeito ao próximo, o valor da culinária regional e a busca por novos conhecimentos da cultura brasileira.

A Gestora Escolar Socorrita Ferreira, disse que o objetivo do projeto é despertar nos alunos e pais, os princípios éticos e morais que a escola segue. “Buscamos desenvolver o espírito de solidariedade, a cooperação e o respeito mútuo entre alunos e professores”, ressaltou.   

“A preservação do meio ambiente, a redução da violência, da indisciplina, a intolerância e a valorização da vivência em sociedade são temas que levamos para serem debatidos em sala de aula é hoje estamos mostrando para comunidade a importância de se discutir essas problemáticas com a sociedade”, informou Socorrita.

Varias atividades estão sendo desenvolvidas, como apresentação de música evangélica,  roda de capoeira, peças tetrais, apresentação de quadrilhas, exposição de trabalhos e degustação de comidas típicas.

Segundo a professora de Espanhol, Neila Rodrigues, os alunos do 9º ano ficaram responsáveis por trazer pratos típicos de Roraima e de outros estados. “Eles pesquisaram sobre a culinária das diferentes regiões do Brasil e preparam: feijoada, baião de dois, damorida, cocada, bolo de milho, tapioca, paçoca, uma caldeirada de peixe e o vatapá, para serem degustados aqui na escola”, afirmou.

A aluna do 9º ano, Marilânia Pacheco, disse que fez a tapioca e os colegas de sala fizeram os demais pratos que estão em exposição para degustação. “Esse projeto esta sendo importante para nós mostramos a comunidade do bairro Nova Cidade um pouco da culinária de Roraima e dos outros estados”, pontuo.