O corpo do artista plástico indígena Jaider Esbell será velado no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, em Boa Vista, nesta quinta-feira (4), a partir das 17h. O roraimense, que era do povo Macuxi, foi encontrado morto nessa terça-feira (2), em São Paulo.
De acordo com informações de familiares, o corpo do artista chegará na capital nesta quinta-feira (4), por volta de meio dia. Na sexta-feira, estão previstos rituais e homenagens de corpo presente, com saída do cortejo para o sepultamento no Cemitério Campo da Saudade, às 9h30.
Jaider Esbell era um dos destaques da 34ª Bienal de São Paulo. Além de artista plástico, era escritor e ativista da causa Macuxi. Ele foi um dos artistas macuxis mais renomados de Roraima por trazer luz à vivência indígena por meio da arte.
O artista nasceu em 1979, no município de Normandia, região Norte de Roraima, onde atualmente está a reserva indígena Raposa Serra do Sol.
A namorada de Esbell, a artista plástica conhecida mundialmente, Daiara Figueroa, indígena da etnia Tukano, irá participar do velório.