O processo para ingressar em uma universidade, seja pública ou particular, através de uma bolsa de estudos, certamente, é um dos momentos mais desgastantes da vida de um estudante. Independentemente de quem vai prestar o Enem ou um vestibular específico para determinada instituição, é necessário um longo período de preparação, com uma rotina diária de estudos e, principalmente, muita disciplina para não perder o foco.
A primeira dica valiosa é não perder tempo para iniciar os estudos. São três anos de conteúdo do ensino médio para revisar em apenas alguns meses, então é muita coisa para pouco tempo. Dito isso, também é essencial focar naquilo que se tem mais dificuldade. Se você é ótimo em ciências humanas e passa maus bocados com exatas, então foque nas suas principais fraquezas para conseguir superar esses desafios na hora da prova.
Para ter máximo aproveitamento, também é necessário que os estudos sejam diários, mesmo que seja necessário conciliar com outras coisas como trabalho, por exemplo. Utilize bem o seu tempo e, caso sinta dificuldades de estudar sozinho, procure um grupo de amigos para estudar juntos. Assim, é possível contar com a ajuda de outras pessoas quando estiver com dificuldades em algo, e esses momentos de estresse se tornam mais dinâmicos.
Outro ponto importante é saber o que esperar da prova que irá fazer. Se você está focado em um único vestibular, procure refazer provas antigas do exame e estude os assuntos abordados nelas, pois estes testes costumam seguir padrões. Dessa forma, você já consegue premeditar as principais questões abordadas e não é pego de surpresa.
A redação também é um fator que nunca deve ser deixado de lado, pois ela compõe boa parte da nota de um vestibular. É impossível saber previamente qual será o tema da redação de cada prova, mas ficar atento às principais notícias e acontecimentos do ano é uma boa forma de ter uma noção das possíveis pautas que podem ser abordadas. Além disso, treinar a produção textual e o desenvolvimento de argumentos também é essencial.
Por fim, investir nos materiais de estudo certos também é uma boa forma de garantir máximo aproveitamento em sua preparação. Adquirir uma apostila pré-vestibular, assistir a videoaulas e realizar cursos direcionados a vestibulares são algumas das principais opções de se preparar para as provas da melhor forma possível.