Entretenimento

Excesso de peso prejudica músculos e articulações

Alguns adeptos nem sempre têm conhecimentos acerca dos exercícios, o que pode ser muito perigoso

Para aqueles que praticam a musculação é preciso saber o quão importante é realizar os exercícios corretamente, seja para treinar eficientemente como para evitar lesões ou qualquer outro dano muscular. A musculação é um esporte muito exigente, que solicita intensamente os músculos e as articulações, e alguns adeptos nem sempre têm conhecimentos acerca dos exercícios, o que pode ser muito perigoso.

De acordo com o educador físico Gledson Souza, a elevação dos braços com pesos é ótima para fortalecer a musculatura do ombro, mas erros na execução causam lesões que chegam a imobilizar essas articulações. “Elevar os braços acima da linha dos ombros pode machucá-los, o movimento aumenta exageradamente o atrito entre o úmero e a escápula. O certo é realizar o movimento aproximando um pouco os braços na diagonal e com as palmas das mãos voltadas para dentro. Isso diminui o contato entre as estruturas ósseas do ombro”, explicou.

Outro erro comum é fazer exercícios de peso sem se apoiar totalmente, a coluna e os músculos da região também vão trabalhar, indevidamente, num esforço para manter a coluna estável. “Outro erro comum é inclinar os joelhos para dentro ou para fora durante o exercício”, completa.

Outra atividade que utiliza o peso é Pulley costas. Esse aparelho é ótimo para fortalecer a musculatura das costas. Mas, se for usado da maneira errada, ele sobrecarrega a coluna e não trabalha os músculos posteriores.

“Muitas pessoas puxam a barra por trás da cabeça e acabam dobrando o pescoço para encaixá-la bem na parte de trás do pescoço, sobrecarregando a cervical. Durante esse movimento exagerado, os ombros também giram demais, o que causa desvios na coluna e sobrecarga na articulação dos ombros”, relatou.

Segundo o especialista, a forma correta é executá-lo com a coluna alinhada e atenção para não sobrecarregar a lombar. “Para quem não consegue puxar a barra sem dobrar o pescoço, uma boa alternativa é trazê-la à frente do corpo”, disse.

Dessa forma, os músculos são adequadamente trabalhados sem colocar as costas em perigo. “Relembre sempre que o exercício ganha potência se você mantém os músculos do abdômen contraídos o tempo todo: isso estabiliza e ajuda a proteger a coluna”, ressalta.

Outro exercício que faz parte da rotina da academia é o Abdominal. Para praticar o exercício corretamente, o atleta não deve encostar o queixo no peito ou deixar a cabeça muito para cima. Outro erro é manter o abdômen relaxado durante o exercício, que faz com que o efeito seja muito diluído e seu esforço perde o sentido. “É importante manter o abdominal contraído para não machucar a coluna e garantir o fortalecimento abdominal”.

Se a atividade for indicada como forma de tratamento para alguma lesão, o foco deve se limitar ao músculo lesado. Se não for, o objetivo deve ser apenas condicionamento físico. Vale lembrar que, como em outras atividades físicas, a musculação, se praticada de forma exagerada, pode ocasionar uma fratura por estresse, causada pela excessiva repetição do movimento com sobrecarga, gerando desgaste ósseo.  “A musculação não deve ser praticada apenas para conquistar um corpo bonito, mas também para adquirir resistência muscular e, consequentemente, o fortalecimento geral”, comentou.

Gledson reforça os cuidados por meio do acompanhamento de um profissional. “Um educador físico ou um treinador podem observar os erros cometidos durante a malhação. Para começar a fazer a academia é necessário obter uma avaliação médica, para não forçar e acabar se lesionando”, finaliza.